Reflexões sobre o velho e o novo (ANO)

O ano acabou e é costume as pessoas planejar e traçar metas para o novo ano. Antes disso, muitos fazem uma avaliação do ano anterior. Assim, valorizamos nossas conquistas e também o que não conseguimos alcançar. Esta visão geral do que alcançamos ou não alcançamos pode ser importante na avaliação das áreas de nossas vidas nas quais dedicamos nosso tempo e atividades. Mas pode ser especialmente importante quando pensamos sobre como fizemos as nossas escolhas e como seguir em frente.

 

 

  •  A Importância das Reflexões em Nossas Vidas

Assim, se pensarmos no Natal como um momento de nascimento ou de renovação, podemos pensar neste período como uma reflexão crítica sobre o nosso lugar no mundo. Embora estas considerações possam surgir a qualquer momento – e seria bom se realmente importante que surgissem este movimento avaliativo, como forma de inspiração. Isso porque fazemos parte de uma cultura que promove rituais e celebrações, que ajudam as pessoas a entrar em um clima de fraternidade. Além disso, incentiva o encerramento de um momento para que nasça um novo começo. Neste cenário, a reflexão crítica significa algum distanciamento dos acontecimentos passados. Pense também em quem somos, como agimos, que escolhas fazemos e que fatores nos influenciaram a agir de determinadas maneiras. Ademais, exige pensar que tipo de futuro estamos produzindo quando escolhemos uma ou outra posição. Então, de certa forma, significa deixar a espontaneidade como “automática” e perceber que nossas escolhas nos tornam quem somos e construímos o futuro.

 

 

      2Pensando sobre as Escolhas onde vivemos

Nesse processo é importante considerar: que nossas escolhas são sempre contextualizadas. Significa dizer que “a nossa vontade nem sempre é possível”. Afinal, toda decisão que tomamos nasce de determinadas possibilidades. Portanto, ao fazer escolhas, é importante considerar o ambiente em que elas são feitas. Depois temos que lembrar quais elementos sabíamos na época, quais informações tínhamos e quais critérios usamos para tomar nossas decisões. Devemos compreender que só podemos classificar os resultados como “melhores” neste momento, porque as escolhas já foram feitas. Há um ditado que diz que “é fácil ser sábio quando tudo já aconteceu”. Isso porque depois de fazer uma escolha e agir, ganhamos uma nova perspectiva sobre o processo e sabemos concretamente se a nossa decisão nos levou ao caminho desejado. Mas antes disso esta informação não era possível.

 

  1. Resoluções de Ano Novo

Então lembre-se, do famoso “balanço de final de ano” e as “resoluções de ano novo” podem ser marcos importantes em nossa vida. Como mencionamos na mensagem anterior, porém, o tempo é contínuo e sempre há um momento para pensar sobre a sua posição no mundo. Portanto, considere as possíveis condições que você teve para alcançar o que foi possível e avalie cuidadosamente as ações que você acha que falharam. 

Planeje não apenas expandir sua responsabilidade pelas decisões e ações no mundo, mas também como expandir as ferramentas necessárias para fazê-lo. Além disso, lembre-se que entre essas ferramentas está a psicoterapia, que tem como missão criar estratégias para lidar com as pessoas no mundo. Portanto, fazer de 2024 um ano de conquistas e boas decisões.

O fim de ano, por outro lado, nos dá uma oportunidade para rever as nossas conexões, com pessoas especiais e que amamos. Quando prestamos atenção para nós, os nossos relacionamentos, para o nosso núcleo familiar, nos coloca a pensar em pessoas que amamos, que aprendemos juntos tudo que sabemos e que acreditamos como crenças e que damos por verdadeiro tudo aquilo que acreditamos em nossas vidas.  Por outro lado, podemos incluir nas nossas contas pessoas que passaram em nossas vidas, que gostamos, que nos atraíram de alguma forma, e outras que a gente não gostou de certa forma. Somos nós que escolhemos como queremos experimentar estes momentos na nossa vida. Assim, é importante refletir que não podemos ter controle sobre o comportamento das pessoas, mas sim o nosso e podemos fazer a diferença no resultado de cada interação, isso faz muita diferença, na nossa vida, e na contribuição de um mundo melhor e na nossa qualidade de vida!

Sinto-me feliz por estar aqui neste momento, podendo fazer uma reflexão do que foi a minha vida neste ano, e podendo discutir com você e acrescentando neste momento muita coisa boa que a de vir em nossas vidas no ano que está por vir!

UM GRANDE ABRAÇO E MUITAS REFLEXÕES E CONEXÕES COM A VIDA, ALÉM DE UM FUTURO BRILHANTE.