Probióticos e sua pele: entenda essa relação

A saúde da pele e a microbiota intestinal estão intimamente conectadas. Quando a microbiota entra em disbiose, o que ocorre quando há um desequilíbrio entre as bactérias boas e más que formam a comunidade, nossa imunidade é imediatamente afetada. E a pele, o maior órgão do corpo humano, fica extremamente vulnerável.

Probióticos para a pele são fragmentos de cepas (conjuntos de bactérias semelhantes) que agem restaurando o microbioma cutâneo. Eles também estimulam a produção de antibióticos naturais, ácido hialurônico, ácido lático e ceramidas na pele. Essas propriedades dos probióticos para a pele contribuem para o reforço da barreira de defesa da pele, hidratação e também para a proteção contra micro-organismos causadores de doenças cutâneas.
Situações nas quais são receitados probióticos para a pele: Tratamento da acne; Tratamento de dermatite; Tratamento de eczema; Quelóides; Queda de cabelo; Rosácea; Melasma; Psoríase; Cicatrização após procedimentos e para o aumento da elasticidade da pele.

O ideal antes de iniciar qualquer tratamento seria sempre que possível consultar um profissional especializado que irá sugerir de forma criteriosa o melhor probiótico e o melhor momento de entrar com tal medicamento durante o tratamento. Na grande maioria dos casos deve-se iniciar o tratamento com estratégia de Detox do organismo e depois suplementar com probióticos, vitaminas e minerais;

Saiba um pouco mais sobre os benefícios dos probióticos para pele e como eles atuam no tratamento de problemas dermatológicos comuns e indesejáveis, como:

– Dermatite Atópica: a Dermatite Atópica é uma das formas mais frequentes de Eczema e está diretamente relacionada a danos na mucosa que protege o intestino. O Lactobacillus rhamnosus GG é uma cepa probiótica capaz de restaurar e estimular a função da barreira.

– Acne: caracterizada pelo surgimento de cravos e espinhos, a acne atinge até 90% dos jovens e adolescentes e é considerada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) o problema dermatológico mais comum do Brasil – afetando mais da metade da população. Probióticos para pele combatem a inflamação e reduzem a quantidade de toxinas na pele.

– Psoríase: doença crônica que afeta cerca de 30% das pessoas e manifesta-se com lesões na pele, principalmente nos joelhos, cotovelos, palmas das mãos e no couro cabeludo. Ao modular a imunidade e reforçar a barreira cutânea, os probióticos para pele combatem também a psoríase.

– Eczema: eczema é o termo utilizado para agrupar diferentes condições que causam inflamação, irritação, coceira e dor na pele – a Dermatite Atópica é a mais comum delas. O consumo da cepa probiótica Lactobacillus acidophilus é altamente eficaz para prevenir e combater o eczema em adultos e crianças.

Cada cepa tem a sua funcionalidade específica e entrega benefícios diferentes para a pele.
Confira abaixo alguns dos principais probióticos que podem ser incluídos em fórmulas dermatológicas.

BifidO®️: é normalmente usado em compostos capazes de inibir a entrada de agentes infecciosos, como vírus e bactérias. Ele também integra compostos bioativos que melhoram o equilíbrio da pele e o seu sistema imunológico.

Lacto B®️ : É utilizado em compostos antimicrobianos que inibem o crescimento de algumas bactérias causadoras de doenças. Assim como o Bifi dO®️ , o Lacto B®️ é capaz de produzir compostos que inibem a invasão de agentes infecciosos

Kopyeast®️ : Impulsiona a síntese de colágeno, fi bras de elastina e ácido hialurônico. Estudos demonstram sua eficácia na prevenção do fotoenvelhecimento, devido a suas atividades antioxidantes e imunomodulatórias.

Strep C®️ : É capaz de produzir grandes quantidades de ceramidas, o que proporciona aumento da função de barreira da pele. Por isso, vem sendo utilizado para o tratamento da dermatite atópica e ressecamento.

Ecoskin®️ : Auxilia a pele a confrontar as agressões diárias sofridas, mantendo, estimulando ou reconstituindo a ecofl ora cutânea. Também é indicado para melhorias na hidratação dérmica. Assim, pode melhorar a aparência da pele e sua sensação de conforto.

Os probióticos têm sido utilizados para fortalecer a imunidade de pessoas idosas, melhorar a cognição de pacientes com Alzheimer, auxiliar na perda de peso, tratar infecção na gengiva, combater alergia ao leite de vaca e prevenir diarreia causada por antibióticos.

Probiac Exímia: L. acidophilus NCFM, Vitamina A, Niacina, Vitamina B06, Cobre, Zinco, Estreato de magnésio, Silício.

Probiatop POOL: L.rhamnosus, L.paracasei, B. Lactis.

O ideal é consultar uma dermatologista que trabalhe o conceito de medicina integrativa para lhe auxiliar no melhor tratamento.

Por Dra. Flávia Maklouf
Dermatologia Integrativa e estética, CRM. 115.181
Clínica AngioSkincare
@flaviamaklouf.dermato

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias