O legado de uma ativista do Projeto Macoxi pelo mundo deixado em livro e muita sabedoria em palavras
Caroline Silva é fundadora do Projeto Macoxi pelo Mundo. A especialista em Relações Internacionais, mestre em Ciência Política pela Universidade de Bruxelas, especialista em Compliance e anticorrupção pela Universidade da Pensilvânia. Palestrante, escritora de histórias de cordéis e ainda, fundadora da Pelo Mundo com Compliance também. Sim, ela não cansa de lutar pelo que acredita e deixa sua experiência eternizada em páginas na obra “A Macoxi e o Segredo das Sementes”, da Editora Leader. Ela nos recebeu para uma entrevista exclusiva que está imperdível, dá só uma olhada!
Que lição de vida você daria para alguém que te admira ou se espelha em você?
Ao longo de toda a minha história eu busquei fazer algo que pudesse de alguma forma mudar a vida das pessoas! Aprendi ainda na infância que eu precisava fazer algo por meio do meu trabalho e das minhas habilidades que fosse muito além do “executar” minhas obrigações no trabalho e na vida! Buscar soluções para contextos difíceis sempre foi um fator motivador na minha carreira, tanto como profissional como agente de mudança no meio social! Então, meu conselho, é que independente do que você escolha como carreira, sempre existe um caminho de ajudar pessoas independente do lugar que você está!
Você se imaginou chegando no patamar que está em sua carreira?
Estou muito feliz de estar publicando este livro que é um resumo do que aprendi com meus pais e que pode influenciar muitas outras crianças, já que ele ensina novos hábitos que quando praticados impactam diretamente no cenário de fome! Ensinamos sobre a importância da natureza no processo de termos acesso aos alimentos, sobre a relação direta de cuidar da natureza e como resultados termos comida no prato! Além disso reforçamos a importância de compartilhar, sobre não desperdiçar, além de outros aspectos tão importantes no combate à fome!
O que fez diferença em questão de valores que aprendeu na infância por exemplo, que aplica até hoje inclusive no mundo corporativo?
Com toda certeza a influência dos meus pais! Cresci ouvindo coisas do tipo: não fique com nada que não é seu, conte sempre a verdade por mais difícil que seja (isso fez eu contar as artes dos meus irmãos – risos). Cresci respeitando muito os animais e cresci cercada deles! Só podia colocar no prato o que íamos comer, caso contrário meu pai ficava furioso, pois embora eu nunca tenha tido falta de comida em casa, essa não foi a realidade do meu pai! A história dele me inspirou e me inspira até hoje! É meu herói! Então até hoje eu respeito muito tudo e todos a minha volta.
O que você pode apresentar sobre inovação?
Com toda a sinceridade, inovação na verdade seria resgatar valores antigos e que não negocio de jeito nenhum, seja nos projetos sociais que me envolvo e também nos projetos corporativos que atuo! Inovar nos dias de hoje seria: ser íntegro e ético em tudo que fazemos. Fazer o que é certo independente de ser bom pra mim ou para o outro, mas por ser o certo!
Que legado você quer deixar?
De que temos sim responsabilidade sobre o que acontece na nossa volta e de que as pessoas vejam que no fim tudo é sobre pessoas! Sou uma otimista! Acredito 100% em tudo que faço e tento abafar as vozes que dizem que não vou conseguir!
Por Andréia Roma
CEO da Editora Leader, idealizadora de várias iniciativas, coordenadora de centenas de publicações e também
influencer editorial @editoraleader