Aprender a Pedalar pode ser um desafio

Especialistas ensinam crianças e adultos a superar limites

A frase “é como andar de bicicleta” pode parecer clichê, mas representa um verdadeiro desafio pra muita gente. De crianças a adultos, muitas pessoas tem dificuldades na hora de pedalar, acredite. “Por volta de 2007 quando atuávamos com Turismo levando pessoas para fazer trilhas a pé e de bicicleta, percebemos que algumas não sabiam trocar corretamente as marchas bem como tinham pouco domínio sobre a bike. Resolvemos começar um curso para ciclistas iniciantes sanando essa falta de técnica”, explica Carla Rodrigues de Camargo, empresária e uma das fundadoras da Aprender a Pedalar, empresa paulista que ensina pessoas a superar o medo da bike. “Para nossa surpresa, ao invés dessas pessoas nos procurarem, um grande número de pessoas que não sabia andar de bicicleta ou possuía pouquíssimo equilíbrio começaram a entrar em contato e foi assim que, em 2008, iniciamos com aulas especificamente para aqueles que nunca subiram em uma bike e também para pessoas que gostariam de aprimorar suas habilidades para percorrer ciclovias, ruas, avenidas”, conta. 

Aliás, a bicicleta nunca foi tão popular. Hoje é comum nos depararmos com elas espalhadas pelas ruas, parques e avenidas sendo usadas não só como equipamento de lazer, mas como transporte mesmo! O movimento “pró bike” está mais forte recentemente, porém a empresa trabalha nesse nicho já há muito tempo. Dividindo o público, há diferentes tipos de perfil. “Somos procurados por pais que querem ensinar seus filhos a andar sem rodinhas, por pessoas que nunca subiram em uma bicicleta e tem vergonha disso, por ciclistas que já sabem pedalar, mas querem aprimorar a prática com conhecimento e até por idosos que querem encarar o desafio para se sentirem mais livres e capazes”, fala Carla.

Crianças aprendem a andar sem rodinha tendo duas a quatro aulas, no máximo (depende da idade do aluno). As aulas são ministradas em parques da cidade por profissionais capacitados que ensinam dicas que são para sempre. “A maioria dos pais não sabe, por exemplo, que para que a criança aprenda a pedalar sem rodinhas o primeiro passo é retirar os pedais da bicicleta, para que ela se conecte à estrutura da bike e se preocupe somente com o equilíbrio”, ensina.

Hoje o curso soma mais de 6.000 atendimentos nesses 14 anos formando novos ciclistas cidadãos de maneira correta, segura e eficaz. “Atendemos pessoas de diversas idades, desde crianças, adultos e idosos por meio de metodologia exclusiva de ensino. Respeitamos o tempo de aprendizagem de cada pessoa e procuramos preservar ao máximo a autonomia do desenvolvimento do equilíbrio e habilidades através de exercícios dinâmicos e apropriados à fase de cada um. Por isso, nossas aulas são particulares, assim conseguimos perceber a necessidade de cada um e atuar de maneira mais rápida e eficaz”. 

Como muitos dos alunos são iniciantes, dificilmente possuem bicicleta, por isso a empresa inclui nas aulas uma bike adequada à cada aluno e também o capacete, caso o aluno não possua. As aulas têm a duração de 1h (uma hora) cada, sendo realizadas oficialmente em 3 (três) Parques Públicos de São Paulo, na capital: Parque Ibirapuera (zona sul), Parque da Independência (centro) e Parque do Belém (zona leste) de segunda a segunda com horários previamente agendados. Para atendimento em outros locais que não os oficiais, é necessário nos contatar para que verifiquem a viabilidade. “Ao longo desses anos pudemos ver o desenvolvimento de muitos de nossos alunos que hoje utilizam a bicicleta como forma de lazer para pedalar com seus filhos, amigos e familiares; como meio de transporte para ir até o trabalho e no dia a dia; como prática esportiva em grupos diurnos e noturnos. Nunca é tarde para Aprender a Pedalar, basta dar o primeiro passo de ir em busca de profissionais competentes que te auxiliem de maneira segura e eficaz. Para isso, estamos à disposição em te ajudar com a realização desse sonho”, finaliza. 

@aprenderapedalar

WhatsApp: 11 997 665 691

Local das aulas: Parque Ibirapuera, Parque da Independência e Parque do Belém. Para atendimento em outros locais, entre em contato para verificarmos a viabilidade

Dias e Horários: todos os dias em horários agendados previamente de acordo a disponibilidade dos professores

Duração das aulas: 1 hora

Valor: a partir de R$ 80,00 hora/aula

       

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias