O poder de uma história

A Chief Information Officer que atua há mais de 27 anos em grandes empresas, dá o seu recado

Vencedora do Prêmio Executivo de Tecnologia, categoria Bens de Consumo não Duráveis, em 2020 pelo IT Mídia e em 2021 pelo IT4CIO Prêmio CIO Destaque, Claudia Oliveira de Meira é, digamos, modesta. A CIO Brazil Latam na Unilever que atua há muitos anos na área de Tecnologia, trabalhou em empresas como Gol Linhas aéreas, Avon Cosméticos, Itaú Unibanco, Eversystems entre outras. Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-graduada em Engenharia de Software pelo Instituto de Computação da Unicamp e Pós-graduada em Gestão de Projetos da Fundação Vanzolini – USP, ela também é participante do grupo MCIO que visa apoiar mulheres e meninas na carreira de TI. A entrevista está imperdível, assim como as dicas!

Que lição de vida você daria para alguém que te admira ou se espelha em você?

É importante sempre estabelecer metas que te desafiem. Seja determinado, não há sucesso sem esforço. É importante estar disposto a encarar os obstáculos, alguns serão vencidos com vitórias e outros não, mas são nesses que aprendemos muito e é necessário determinação para não desistir! Procure aprender a cada dia, a cada novo projeto ou iniciativa: seja no comportamento humano, relacionamento ou alguma habilidade técnica.  Ame o que faz: isso certamente será um fator importantíssimo na sua carreira.

Você se imaginou chegando ao patamar que está em sua carreira?

No começo da carreira eu não imaginava. Mas a cada degrau conquistado eu me sentia capaz de seguir para o próximo passo, é como um estímulo para me preparar para o próximo degrau. Acho que o maior objetivo é fazer um bom trabalho, com coração e alma, solicitando feedbacks de pessoas que te inspiram para certificar-se que está no caminho certo.

O que você fez diferença em questão de valores que aprendeu na infância por exemplo, que aplica até hoje, inclusive no mundo corporativo?

Integridade, honestidade e respeito pelas pessoas são valores que eu tenho desde minha formação como ser humano e que eu prego no meu dia a dia. Eu trabalho com tecnologia, em um primeiro momento pode parecer frio, afinal é uma relação com a máquina, entretanto cada vez mais usamos a tecnologia para servir o ser humano. Para melhor servir precisamos ouvir as pessoas a fim de criarmos soluções democráticas promovendo um bom nível de serviço.

O que você pode apresentar sobre inovação para 2022?

Ainda temos muita oportunidade de criar soluções simples para a sociedade a fim de desburocratizar vários setores que utilizamos ao longo da vida e isso vale também para dentro de uma empresa ou indústria. Com destaque para inovação eu daria ênfase a toda tecnologia que virá com o 5G. Esperamos iniciar uma jornada ainda mais conectada, com objetos conectados, cidades inteligentes e mais facilidades para o ser humano interagir com as “coisas”. Esperamos ter soluções e interações ainda mais simples, ágil e com qualidade. 

 

Que legado você pode deixar?

Ser humilde para reconhecer que temos que aprender e reaprender todos os dias, temos várias versões de nós mesmos ao longo da carreira e a beleza está em se adaptar as essas diversas situações que a vida te oferece. Esteja aberto a mudanças e escute as pessoas. Receber feedbacks positivos pelos benefícios que os projetos trouxeram e emanar paixão pelo que faz é algo sensacional!

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias