Sommelier de sake aborda riqueza e variedade da iguaria em 5 tipos de degustação

Sergio Ravache, especialista e proprietário da Sushi Nouveau, convida o público a embarcar em jornada de descoberta da cultura dos sabores únicos oferecidos pela clássica bebida fermentada japonesa

Com os primeiros registros, aproximadamente, no ano 300 d.C., o universo do sake é repleto de histórias e combinações para serem exploradas. Fato curioso é que mais de 300 tipos de arroz são utilizados na produção da bebida. Certificado pela JSA (Japan Sake Association), o especialista Sergio Ravache explica que os conhecimentos sobre a iguaria ainda são escassos pelo mundo. “A variedade de sabores que se encontra degustando sake surpreende até o mais experiente apreciador de bebidas”, destaca.

Para compreender os sabores, Ravache separa o sake em três principais categorias: Futsushu – o mais consumido no mundo -; Honjozo – conhecido como Premium, que se diferencia pela adição de 10% de álcool etílico – e o Junmai – caracterizado pelo forte aroma e sabor frutado.

Há também mais dois subgrupos. O sake Guinjo tem cerca de 60% de aproveitamento do peso original do arroz, com descarte da casca e parte externa do grão que garantem aroma e sabor ainda mais frutado. Já o último classificado é o Daiginjo. Considerado o Super Premium, a propriedade principal é o aproveitamento de apenas 50% do arroz, o que reflete seu sabor e aroma característico marcante. “Quando colocamos todos esses conceitos juntos, fica difícil escolher o melhor rótulo de sake para o paladar de cada um. São infinitas possibilidades”, explica o sommelier. Pensando nisso, o proprietário do restaurante Sushi Nouveau criou 5 tipos de degustação das harmonizações.

A sugestão para iniciar entre as nuances do fermentado tradicional milenar é a Degustação Debutant. Sakes mais consumidos no Brasil finalizado com o Sake Hojonzo, produzido com o arroz Yamadanishiki, integram os indicados para este debute de conhecimentos. Seguindo com sabor e persistência, a Degustação Épicé apresenta três rótulos secos, dois rótulos Junmai e um Futsushu premiado internacionalmente pelo sabor marcante.

Para quem busca amplitude de gostos mais fortes, a Degustação Monde Junmai apresenta três rótulos. São eles seco, licoroso e frutado, com persistência e baixa acidez. Homenagens e alusão à linha de referência dos aspectos cotidianos do período Edo no Japão são reunidos na Degustação Ukiyo-e. Os rótulos fazem parte da linha de sakes de uma das mais tradicionais sakauras japonesas (adega), a Hakutsuru. São dois rótulos Junmai e um Honjozo Daiginjo de alto polimento.

A mais marcante das opções é a Degustação Les Saveurs. Seu diferencial é um Honjozo desenvolvido pelo reconhecido Mestre Toji Masao Nakazawa: um namazake. “Este é um sake sem pasteurização que após o processo de fermentação, o CO2 é preservado pelo engarrafamento. Sabor único com efervescência surpreendente”. E ainda, há mais três rótulos únicos, finalizados com uma produção de blend de arroz com dupla fermentação.

A experiência da degustação no restaurante é acompanhada pelo atendimento personalizado dos colaboradores, que foram treinados para auxiliar na escolha da melhor iguaria para o paladar com a apresentação dos rótulos servidos e suas peculiaridades. Além disso, o ambiente conta com jogo americano com mais informações da bebida. Para mais informações, acesse o perfil: @sushinouveau.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias