Rodízio mais acessível para democratizar a comida japonesa

Rede Nakato se destaca pelo custo benefício com variedade e qualidade

A comida japonesa, considerada mais saudável e por muito tempo diferente e minimalista no Brasil, começou como festival de pratos orientais adaptados ao paladar nacional e só passou a ser apaixonante, com a invenção do rodízio. Esse é o carro chefe do Nakato, que se destaca pelo custo benefício ao oferecer uma grande variedade de itens quentes e frios, bem como
refrigerantes e sorvetes inclusos e à vontade, a partir de R$ 79,90. Um grande detalhe é que todas as unidades da rede incluem bebidas como refrigerante, suco e água à vontade, além de sobremesa. Esse é um diferencial importante, porque ao incluir bebidas e uma sobremesa, o cliente sabe exatamente quanto vai pagar e evita tomar sustos na hora de fechar a conta. Com um pouco a mais no valor, é possível incrementar com adicionais premium, que incluem itens gourmet como
Sushi de Ovas, Sashimi na Pedra de Sal do Himalaia, entre outros frutos do mar.

Dinâmico, o cardápio de tempos em tempos ganha novidades sazonais, de acordo com a estação do ano. Outra vantagem da rede é o horário de funcionamento estendido, das 11h30 às 23h, o que também possibilita ter um público diverso, que vai desde um almoço executivo mais rápido a um jantar a dois, com amigos ou com a família. O atendimento é tão rápido que enquanto o cliente está escolhendo itens para consumir no rodízio, as primeiras entradas já estão chegando à mesa.

Para garantir a qualidade, os nutricionistas são responsáveis pela qualificação e homologação de fornecedores, compra minuciosa de ingredientes de qualidade, além de supervisionar a higiene, manipulação e armazenamento de alimentos, bem como supervisão e treinamento da equipe diariamente. “Dessa forma temos controle do alimento que está sendo servido e também conseguimos garantir qualidade e preço reduzido”, explica Luciana Almeida, Supervisora de Qualidade do Nakato. “Queremos levar a experiência Nakato para outros locais e o delivery tem uma operação mais enxuta, um modelo de negócio mais fácil de replicar e administrar. É a porta de entrada, ao mesmo tempo que é o cartão de visita da nossa marca, para empreendimentos maiores no futuro”, conta Lucivande Sousa, CEO do Nakato.

Atualmente são 15 lojas instaladas no Estado de São Paulo, com mais duas no Paraná. A marca Nakato traz no DNA o know-how de profissionais qualificados e engajados no negócio. Do trabalho em churrascaria, desde o ano de 1998 em que as primeiras ilhas de comida japonesa foram disponibilizadas, veio a ideia de um rodízio japonês, que foi testada em um restaurante especializado. A iniciativa sofreu certa resistência no início, com receio do desperdício, mas aos poucos
mostrou-se viável. No mesmo local, o serviço foi automatizado e o pessoal treinado.

Em meio a tudo isso apareceu mais um desafio: em 2006 veio a crise de contaminação mundial da salmonela em peixes
frescos e a estratégia do uso do salmão congelado garantiu a continuação no mercado. Com o rodízio, sistema automatizado e estilo de serviço adequado, a equipe foi organizada por setores e implantado o plano de carreira
com base na meritocracia. A comida japonesa entrava em uma nova fase, com grande potencial para cair no gosto dos brasileiros. Ao perceberem a demanda, investiram em uma marca própria. Assim, a primeira unidade batizada com o nome Nakato foi inaugurada em 2009, em São Caetano do Sul. Ela chegava amadurecida e criativa ao oferecer sashimi à vontade no rodízio, com preço mais acessível, e com novidades como o sashimi de avestruz. Era o início do processo de democratização da comida japonesa. Não demorou muito para que a concorrência copiasse e virasse febre.

Em 2015, mais uma vez a rede inova e é pioneira em incluir bebidas à vontade no rodízio. O olhar visionário fez com que
em 2018 o delivery fosse implantado de forma profissional. Este processo foi fundamental para 2020, início da pandemia.
Além disso, o delivery foi o principal motivador de abertura de novas unidades na época. Para consultar as unidades, acesse:
www.nakato.com.br

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