Quais os benefícios ao praticar lutas como exercício físico?

A prática de luta, entre elas o Boxe, MMA, Taekwondo, Jiu-Jitsu e Muay Thai, oferece diversos benefícios para a saúde de quem a faz.

As modalidades de lutas são uma verdadeira tendência no mundo contemporâneo. E o motivo para isso está atrelado ao fato de que essa atividade pode permitir que você entre em forma, alcançando seus objetivos e necessidades, além de aliviar o estresse do dia a dia, já que as lutas focam no desenvolvimento mental, espiritual e na disciplina das pessoas.

As opções de estilos de luta são diversas, muitas trazem acrescimentos comuns e trabalham com regularidades físicas, como resistência, velocidade de reação, deslocamento e de movimentação dos membros, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, agilidade e ritmo. 

Antes de dar início às atividades, é importante se atentar para três pontos: o mais importante é que você busque supervisão de um profissional qualificado. Em segundo, que tenha paciência para alcançar os seus objetivos. E, por último, pesquise previamente sobre as lutas que deseja praticar. 

Além disso, as restrições são as mesmas de qualquer atividade física, mas vale ressaltar que, dependendo da modalidade escolhida, e por algumas oferecerem bastante impacto, as chances de possíveis lesões podem aumentar.

De toda forma, na hora de escolher qual tipo de luta você deve iniciar, é primordial entender se ela estará alinhada com os seus objetivos e necessidades pessoais. 

Quais os benefícios do exercício de lutas para a saúde?

São inúmeros, dentre eles:

– Condicionamento aeróbico; 

– Força e resistência muscular;

– Coordenação motora e agilidade;

– Permitir o desenvolvimento do autocontrole, autoestima e autoconfiança;

– Promover redução dos níveis de estresse.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias