Coautoras do livro “Mulheres nas Finanças” compartilham dicas

Pensamentos, ideias, aspas, tudo em nome do conhecimento.

 

Cristiane Crucelli e um ensinamento sobre liderança eficaz

“Pesquisas sobre inteligência emocional nos dizem que os funcionários procuram seus gestores para obter dicas sobre como reagir a mudanças repentinas ou situações de crise. Se um gerente comunica estresse e desamparo, isso trará o que Daniel Goleman chama de efeito trickle-down. Líderes eficazes adotam uma abordagem reconhecendo o estresse e ansiedade que os funcionários podem sentir em circunstâncias difíceis, mas também proporcionando afirmação de confiança em suas equipes, usando frases como ‘nós vamos conseguir e sairemos mais forte juntos’. Com esse apoio, os funcionários estão mais propensos a aceitar o desafio com um senso de propósito e foco”.

Denise Fleury: a importância de pensar nos limites do outro

“Essa pandemia que vivemos atualmente me fez repensar bastante o estilo de vida que eu vinha levando. Sim, amo o que faço, me dá muito prazer exercer minha profissão, entretanto, ao ficar “presa” em casa, sem poder ver familiares e amigos, ficar longe dos colegas de trabalho, me fez novamente olhar pra dentro e passar a valorizar o que é realmente importante na minha vida. Além disso, as relações de trabalho também mudaram muito. O respeito aos horários do outro, às suas limitações, dores e angústias devem ser entendidas e respeitadas. Como líder, meu papel é manter a sinergia da equipe mesmo à distância, estar sempre disponível, criar diferentes canais de comunicação e obviamente manter a excelência das entregas”.

Mônica Valente da Silva e o poder feminino nas finanças 

“Você não precisa abrir mão da sua natureza feminina para ascender na carreira e tampouco declarar uma guerra dos sexos no escritório. É na aceitação de que somos diferentes que nos complementamos, implantamos a diversidade, realizamos a inclusão e trazemos a harmonia no trabalho. Faça uma lista dos seus pontos fortes e leia diariamente. Lembre-se de que são eles que a movem, que a fazem ir atrás dos seus sonhos e realizar as coisas. São seus pontos fortes que lhe trazem o sentimento de realização e felicidade. Seja grata diariamente por suas conquistas e por todo o conhecimento obtido. Todavia, seja insatisfeita e curiosa ao mesmo tempo, buscando aprimorar-se incessantemente. Somente assim você desenvolverá novas habilidades e permanecerá em um processo contínuo de aprendizado e evolução”.

Shirley Luiza de Oliveira Leal e a revolução da nova mulher

“O 5G está à porta com toda a revolução dos processos em todos os níveis, industriais, comerciais e administrativos, Internet das Coisas, Autonomia, Inteligência Artificial, sistemas complexos e sofisticados que vão exigir igualmente mentes ágeis e habilitadas, estamos à procura delas e, quando as achamos, resguardamos seus potenciais e os estimulamos. Uma simples olhada pelas nossas salas de trabalho vai constatar uma proporção desigual de mulheres. Nós percebemos, ao longo destes anos, a aptidão da nova mulher como profissional já desde os dias dedicados ao ensino, tenha paciência e perspicácia de examinar os convites de formatura que você recebe e constatará que elas são hoje maioria em quase todos os cursos, mercê de sua dedicação, capacidade e ambição. Cada vez mais mulheres encaram o excepcional desafio do triplo universo de trabalho, profissional, como mãe e dona de casa. Ou não. Queremos incentivar esses talentos, mas com opção de escolha, uma mulher, um ideal, um futuro”.

 

Trechos retirados do livro Mulheres nas Finanças, Editora Leader

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias