Coluna Ambiente: COP 26 -Fórum sobre Mudanças Climáticas

Os fóruns promovidos pela ONU são importantes para entendermos como os nossos líderes, e dos outros países, estão pensando as mudanças climáticas. A próxima reunião, 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26) será realizada em Glasgow, na Escócia, a partir de 31 de outubro.

Esta reunião tem como objetivo reavaliar os compromissos firmados no Acordo de Paris (2015) e ampliar as metas para o clima. O Acordo de Paris foi estabelecido em 2015, durante a COP21 e determina que os países devem estabelecer compromissos para limitar o aumento da temperatura do planeta a 2ºC, com esforços para que não ultrapasse a marca de 1,5ºC. A cada cinco anos esses compromissos são revisados com objetivo de avançar nas metas estabelecidas.

O IPCC é o principal órgão internacional que sintetiza e avalia o conhecimento sobre mudanças climáticas. Fundado em 1988 pelo PNUMA e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), o IPCC avalia todas as informações revisadas e publicadas sobre mudanças climáticas. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, e  formou uma rede de cientistas do clima, biólogos, economistas, sociólogos etc., de todos os continentes na Terra, para produzir relatórios sobre o estado do conhecimento da ciência da mudança climática, analisar os impactos sociais e econômicos da mudança climática e identificar possíveis adaptações e opções de mitigação.

Sobre mudanças climáticas: Você sabe a diferença entre Tempo e Clima? Referimo-nos ao Tempo, sobre o que está acontecendo na atmosfera em determinado momento, se vai chover ou se está calor, é quando consultamos a meteorologia. Já o Clima se refere ao estudo do Tempo médio em períodos mais longos. O Tempo e o Clima são resultados de interações complexas entre fatores antrópicos e naturais.

A previsão meteorológica é, portanto, a atividade de observar as condições do Tempo, interpretá-las e apontar possibilidades do que deverá acontecer nos próximos dias, semanas e até meses. As mudanças climáticas são alterações nas características do Clima, incluindo temperatura, umidade, precipitação, vento e eventos climáticos severos durante períodos longos. Já as evidências das mudanças climáticas globais incluem temperaturas médias mais altas, mudanças na precipitação (regime de chuvas) aquecimento dos oceanos, acidificação dos oceanos, elevação do nível do mar, diminuição do gelo marinho e mudanças nos sistemas físicos e biológicos. A mudança climática observada pode estar relacionada ao aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera desde a Revolução Industrial.

Os modelos matemáticos preveem que a mudança da temperatura global da superfície provavelmente atingirá 4°C, até o final do século XXI, se ações de minimização dos impactos não forem tomadas principalmente nas formas de uso do solo, transporte e atividades industriais. Por isso ações de reflorestamento, proteção das áreas verdes, investimentos em tecnologia e pesquisas são de fundamental importância para o nosso futuro no planeta.

Por Francis Saliba, ecóloga/UNESP, consultora em gestão ambiental, licenciamento, resíduos, auditorias, elaboração de projetos, contratos e treinamentos @francys_saliba

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias