Sustentabilidade Fashion: a nova moda que veio pra ficar

De roupas a acessórios, marcas investem em produtos amigos do meio ambiente

A nova moda é ditadura pura quando se fala em preservação ambiental. Sim, cada vez mais pessoas se importam e almejam um mundo sustentável. Nessa onda, as marcas antenadas não ficam de fora. De roupas a acessórios, o ecologicamente correto invade as prateleiras e seu closet. O mercado percebeu que o consumidor está cada vez mais exigente, quanto a qualidade e agora, procedência dos produtos.

A Malwee apresenta a coleção intitulada Primaveras que oferece o uso de matérias-primas sustentáveis como as malhas delavê, orgânica, effect e algodão desfibrado, além do jeans produzido com apenas um copo de água na produção de peças para mulheres, homens e crianças em looks que podem passear ou ficar em casa (até com pijamas). A marca investe e a ecologia invade verdadeiramente o guarda-roupa da família toda. Nas peças, as matérias-primas sustentáveis e naturais proporcionam caimentos fluidos, frescor e conforto, com destaque para a malha delavê feita de algodão e poliéster reciclado de garrafas PET. Um mix de cores neutras e chamativas, com modelos atemporais e duráveis, como vestidos, blusas, saias, calças, shorts, t-shirts, macacões e blazers; vão criar um closet inteligente e feito para ser usado nessa e nas muitas primaveras que virão. Os básicos passam por uma vasta cartela de cores, das mais neutras às mais intensas, trazendo uma infinidade de combinações. A marca segue o compromisso de produzir a calça jeans mais sustentável do Brasil e também apresenta a evolução do Flex Jeans, onde uma peça veste três tamanhos; em tecido de alta tecnologia, trazendo mais conforto e flexibilidade às peças. A linha Comfy Jeans também vem com novidades, com peças que unem o visual do jeans ao conforto do moletom, em diversas modelagens de calças, shorts e bermudas.

Na lingerie, a Intimissimi continua sua jornada para a eco-sustentabilidade e apresenta os itens da linha Nature’s Dream, com detalhes luxuosos misturados a rendas de tingimento vegetal, feitas a partir de fio reciclado. No passado, os corantes vegetais só podiam ser usados em fibras naturais, mas graças a um avanço no processo de tingimento, mesmo os fios reciclados usados para fazer as rendas desta linha podem ser tingidos com cores derivadas de plantas. Isto é feito através do uso de extrato de clorofila, um corante natural concentrado obtido a partir de alfafa, urtiga e outras plantas comestíveis, juntamente com castanhas e nozes de cor marrom quente, devido ao ácido gálico e taninos que elas contêm. Em termos de desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente, este procedimento reduz significativamente o uso de água, entre outras coisas, especialmente na fase de acabamento, quando amaciantes naturais de tecidos são utilizados, minimizando ainda mais o impacto ambiental.

A linha UMA X, da marca nacional UMA, lançou um novo drop feito a partir de um tingimento natural inédito com efeito tie dye, com um ciclo que respeita o meio ambiente e está alinhado com a demanda por processos cada vez mais conscientes e sustentáveis na moda. Traduzindo a modelagem contemporânea característica da marca, a coleção sem gênero eleva o conceito de easy-wear ao propor uma moda descomplicada, mas com design único. Cada peça leva 75 horas para ser tingida, com o uso de produtos naturais como acácia negra, em um processo manual que permite cada roupa ter sua própria estampa, ainda que com a mesma linguagem – aqui, nenhum item é igual ao outro. Todo o ciclo de produção respeita o meio ambiente, especialmente a técnica artesanal que elimina o uso de química artificial. 

A Piccadilly inova e traz um calçado sustentável produzido com garrafa pet. O tênis, que acompanha uma bula explicativa, pertence à linha So.Si. Fabricado com 3,5 garrafas PET recicladas, palmilha sustentável e sem origem animal, o lançamento faz parte do projeto da marca, que visa ser cada vez mais sustentável e consciente em relação ao meio ambiente. O produto também conta com 17% de fio recuperado na indústria têxtil e, por serem fabricados em knit, processo que une técnicas do tricô com sistemas inteligentes, são super práticos de calçar, oferecendo leveza no caminhar. “Essa tecnologia trouxe praticidade para o nosso dia a dia e é também uma grande tendência de moda”, comenta a vice-presidente da marca, Ana Carolina Grings. De acordo com o “Relatório Riscos Globais”, do Fórum Econômico Mundial, a questão ambiental é um ponto de atenção para o governo e lideranças empresariais, em que é necessário lutar contra os desastres ambientais e a perda de biodiversidade, para garantir a própria manutenção da economia a longo prazo.

A Bloe apresenta a Bolsa unissex, com bordado em ambos os lados, com bolsos em tamanhos diversos que garante usabilidade para situações diversas (mercado, feira, viagem, praia, etc). Peça criada em colaboração com a artista Kalina Juzwiak (kaju.). Alças em gorgorão de algodão cru. No lugar do tag de papel, o produto acompanha uma bolsinha, feita com os retalhos da peça. As etiquetas também são feitas com reaproveitamento de tecido. O tecido é resultado do garimpo em sobras da indústria de larga escala e, por isso, a produção é feita em pequenas quantidades. Composição: 98 % algodão e 2% elastano.

A Yuool Tênis já é reconhecida por fabricar um modelo de tênis feito em Lã Merino importada da Itália, com certificado internacional de sustentabilidade, bem estar animal e social. A marca pesquisou e desenvolveu o produto por mais de dois anos, além de estudar o mercado para criar um tênis confortável, minimalista, genderless, ageless e atemporal. A explicação está nos materiais: o calçado foi desenvolvido a partir de matérias-primas sustentáveis, fabricado com algodão orgânico e garrafa pet reciclada e rastreada. O novo Fit é banhado com spray anti odor, utiliza tecnologia water repellent, que promove ação antirrespingo durante o uso, e o solado é feito de grafeno – um material da família do diamante que é leve, 200 vezes mais resistente do que o aço e que deixa os tênis mais flexíveis e resistentes. Para o Natal, a empresa acaba de lançar uma nova cor – o Indigo.

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