Procrastinação pode atrapalhar o seu crescimento profissional
Hoje, o mercado corporativo está cada vez mais competitivo: a concorrência mais acirrada e automaticamente a busca por melhores resultados aumentou exponencialmente. A maioria dos profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho buscam satisfação pessoal e profissional e com isso dedicam horas e horas de trabalho para alcançarem excelentes resultados de alto desempenho para serem reconhecidos e consequentemente conseguirem
alavancar uma carreira de sucesso, que pode ser um crescimento vertical ou horizontal. “Porém, a pressão pela busca dos resultados de alto desempenho é tão grande e o volume de projetos é tão alto, que na maioria das vezes o profissional acaba perdendo o controle de suas atividades diárias e as metas não são atingidas a curto prazo. Geralmente isso acontece devido ao alto stress e pelo motivo dos profissionais buscarem em primeiro lugar pela recompensa imediata e lutam com tarefas que prometem vantagens a longo prazo em troca de esforços no presente. Podemos considerar que esse tipo de comportamento é o famoso ato da procrastinação, o grande vilão do mundo corporativo”, explica a psicóloga Andrea Puglisi.
Afinal, o que é a procrastinação e porque ela está presente na maioria da vida dos profissionais? Procrastinação é o
ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada, ou seja, é o famoso “empurrar com a barriga”.
Pode ser algo consciente ou feito inconscientemente. Isso é feito se dedicando a outras atividades de menor
importância e mais prazerosa. Podemos dizer que a procrastinação é a maior inimiga da produtividade. “O
ato da procrastinação pode ser muito prejudicial e pode causar perda de oportunidades de carreira por conta
da falta de um planejamento diário e por priorizar atividades mais prazerosas, o que automaticamente pode impactar no seu posicionamento de mercado e no seu crescimento profissional”, alerta a profissional.
A especialista ainda recomenda dicas valiosas para equilibrar sua rotina. “É primordial que você crie uma lista de tarefas planejando o seu dia a dia e extremamente necessário que gerencie suas emoções e não somente o seu tempo. Não espere ficar de bom humor e alegre para agir. É preciso criar e anotar metas e objetivos mantendo uma agenda diária com uma rotina bem estabelecida. Você precisa ter foco e realizar uma tarefa de cada vez. Ainda, elimine distrações e pratique o autoconhecimento: identifique o que reduz sua atenção e foco”.