Pensamentos, ideias, aspas: tudo em nome do conhecimento

Adriana Nascimento e o significado da palavra
O termo “Compliance” significa conformidade, ou seja, o profissional de Compliance “cuida” para que a empresa ou organização esteja em conformidade com a lei, com os regulamentos e com a política interna, inter-relacionando todos os seus setores. O olhar cuidadoso e a capacidade de lidar
com várias questões ao mesmo tempo, habilidades tipicamente femininas, são o principal diferencial para a carreira de Compliance.

Bartira Tupinambás do Amaral adverte:  nunca esqueça a ética!
Apesar de todos os desafios, acredito que nessa profissão é essencial ser clara e bem transparente sobre suas aspirações e como você pode contribuir de maneira positiva e definitiva para a empresa. O Compliance é um tema em constante evolução, e as pessoas, colaboradores e terceiros devem ser aplicados, treinados e retreinados sobre o tema constantemente.

Monica Fonseca e seus desafios de ser mulher
Vale o registro de que implantar uma cultura de Compliance não era nada fácil, ainda mais sendo mulher. Em muitos momentos estive em sala onde eu era a pessoa que deveria exigir a conformidade com as normas internas e externas da empresa, para um grupo predominantemente masculino de uma geração na qual mulheres não tinham tanta presença em cargos com essa característica.

Tainá Regina dos Santos da Silva: a importância da nossa história
Saiba, cara leitora, que a nossa história nos faz ser quem somos. Tudo o que é difícil nos ajuda e nos molda, de certa forma, e nos dá força para chegarmos aonde quisermos ir, pois sua história representa você; foi ela quem a trouxe aqui e fará você chegar muito longe. E não pense você que, pelo fato de a minha vó ter sido uma servente de escola ou a minha mãe ter sido diarista ou confeiteira que elas não são mulheres de sucesso.

Maria Carolina Vieira Bacchi encontrou seu propósito
Nos estudos da pós, vi muitas histórias de sucesso, todas diferentes, mas se conectavam pelo PROPÓSITO. Fui juntando todas as peças: a vontade de fazer o que é certo, o desejo de aprender e fazer justiça, a busca por desafios que constroem. Então vi que o propósito que eu buscava tanto em uma profissão estava bem na minha frente. Fazer o mundo melhor!

Célia Regina Pizzi e o melhor trabalho na Compliance
Aliás, palavra de ouro no mundo Compliance, do-cu-men-ta-ção, até hoje ainda é possível encontrar instituições financeiras com processos mal documentados ou, ainda pior, não documentados.
A situação gera uma série de problemas, toda vez que é necessário contar uma história, explicar algo do passado, gera dependência da memória das pessoas, e muitas vezes as pessoas já não estão mais na organização.

Trechos retirados do livro “Mulheres Compliance na Prática”, da Editora Leader

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias