Pedro Mattos, o chef que criou a lasanha que “derrete” no prato

Pappagallo Cucina é endereço certo para amantes da culinária italiana em SP

Fotos: Ricardo D´Angelo

Ingredientes selecionados, estética, sabor e aroma marcam a cozinha do Pedro Mattos no Pappagallo Cucina. Inquieto, o chef lança novidades no restaurante recém inaugurado, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo. “A famosa Lasanha à bolonhesa, com fonduta de grana padano fica! É um prato muito afetivo. Além de ser uma receita que eu preparava com a minha avó, conquistou os clientes logo de cara. É o mais querido e fotografado por aqui. Não posso trocar. Assim como o almoço executivo. Acho que os clientes me matam, se sair”, brinca Pedro. O menu, antes dividido em três atos, passa a seguir a tradição italiana e conta com entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. As crianças também ganharam atenção e há uma seção especial para os pimpolhos. As sugestões assinadas pelo chef seguem o conceito cosmopolitan comfort e prometem encantar os comensais com criativas releituras.

Inventivo como poucos, o carioca Pedro Mattos já é referencia há mais de uma década na cena gastronômica, em especial no Rio de Janeiro onde comanda o Encarnado Burger – empreendimento da família – cotado como um dos três melhores da Cidade pelo prêmio Comer & Beber da Veja Rio – edição 2021. Formado em cozinha francesa clássica e asiática pelo Senac em águas de São Pedro, também se especializou em cozinha molecular. No seu currículo, passagens por restaurantes em Barcelona, Paris, Portugal e Estados Unidos-, este último onde aprofundou seus conhecimentos no estilo fusion food, e formou sua impressionante personalidade cosmopolita na cozinha.

Em solo paulista tem chamado a atenção em uma charmosa casa de dois andares – datada de 1940 – e segue a estrutura original com tijolinhos aparentes, parte do piso antigo e a escada de madeira, entalhada à mão, que foram cuidadosamente recuperados. Tombada, apresenta um ambiente aconchegante com a assinatura do designer Rudolf Piper. Além das disputadas mesas na calçada, o primeiro piso conta com pé direito alto e recebe belíssima luz natural durante o dia, capturada pela fachada envidraçada e pelo teto de vidro retrátil. Para completar, o jardim vertical oferece tom elegante ao salão principal que imprime conforto com seu mobiliário de madeira e sofás de couro.

Sem dúvida alguma, além de ser porto seguro para a próxima refeição, o espaço também está disputadíssimo para os encontros de final de ano.

 

Lasanha Pappagallo
8 porções

Para a Massa
500 g de farinha de trigo
500 g de sêmola
90 g de azeite
90 g de água

1 Misture os ingredientes e sove até a massa ficar lisa e homogênea. 2 Embale com filme plástico e deixe descansar por 1 hora na geladeira. 3 Abra a massa no cilindro ou no rolo até ter uma massa fina. Corte a massa em folhas para montar a lasanha em camadas.

Para o molho bolonhesa
1 kg de carne moída
100 ml de shoyu
5 dentes de alho, picados
3 latas de tomate pelado
2 folhas de louro
1 cebola picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 Refogue o alho e a cebola até dourar. Adicione a carne moída, o shoyu e o louro e refogue por 5 minutos. 2 Adicione os tomates pelados, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e cozinhe por 2 horas em fogo baixo.

Para a fonduta de grana padano
250 g de queijo grana padano ralado
100 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
1 litro de leite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 Derreta a manteiga e misture com a farinha até começar a dourar. 2 Adicione o leite e misture bem com um batedor de arame até ficar bem liso. 3 Acrescente o queijo grana padano e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para finalizar
Queijo parmesão ralado a gosto

1 No fundo de uma travessa, espalhe o molho bolonhesa e coloque a massa por cima. Repita cinco vezes, finalizando a última camada com molho. 2 Espalhe o parmesão ralado por cima do molho e leve ao forno médio por 30 minutos. 3 Com um tubo de metal largo e alto, corte um pedaço da lasanha e coloque-o em um prato fundo. 4 Coloque a fonduta ainda quente e cremosa (se necessário, aqueça em fogo baixo) dentro do tubo. 5 Na hora de servir, puxe o tubo para cima de uma vez, mas delicadamente, para a fonduta cobrir a lasanha e espalhar no prato.

Receita do chef Pedro Mattos, do Pappagallo Cucina

Pappagallo Cucina
@pappagallo.cucina
WhatsApp: (11) 99452-9960
Alameda Jaú, 1372, Jardins

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias