Os efeitos psicológicos da Felicidade

Começo este artigo fazendo uma reflexão: A felicidade faz bem à mente, ao corpo e ao coração? Pessoas que cultivam uma postura confiante e que valorizam as pequenas conquistas e prazeres do dia a dia têm menor probabilidade de desenvolver doenças. E vivem mais. 

Como a maioria das pessoas, você pode querer ser feliz e contente com sua vida, mas por que isso parece tão difícil? O que você pode fazer para melhorar seu humor, dar sentido à sua vida e realizar seu potencial? Pesquisas recentes nos dão confiança nos aspectos biológicos da felicidade. O cérebro é o controlador central das mudanças químicas e fisiológicas que o corpo exibe com as emoções. Desde meados do século XX, os mecanismos das emoções no cérebro têm sido estudados de forma objetiva e científica com precisão, o que antes não era possível por conta da falta de tecnologia moderna. Até agora, os sentimentos eram considerados subjetivos e inatingíveis. 

O que é felicidade? 

Da mesma forma que você se sentiu quando cantou, bateu palmas, dançou e gritou músicas infantis, você reconhecerá quando se sentir feliz. A felicidade pode ser experimentada de diferentes maneiras em momentos diferentes, como calor, contentamento ou alegria jubilosa, mas é uma sensação agradável e prazerosa. 

O termo felicidade refere-se a essa sensação subjetiva de bem-estar (sem emoções negativas como raiva, tristeza e medo) e de que vale a pena viver a vida. A natureza passageira do prazer: lembra aquela sensação de quando você comprou um carro novo? Ou móveis novos ou roupas de festa novas? Você sente a mesma euforia hoje? Provavelmente não. O homem se adapta às novas circunstâncias e a felicidade não traz tanta felicidade no curto prazo. A felicidade diminui e a pressa por algo maior ou melhor faz com que foquemos no próximo objetivo. A busca pela felicidade parece interminável, como andar em uma esteira na qual você se esforça mas sem sair do lugar. Por exemplo: você fica feliz em comprar um apartamento, mas a euforia diminui quando você entende o que a casa exige. 

A alegria de completar a tarefa passa quando surge o desejo da próxima melhoria. Adaptamo-nos rapidamente a circunstâncias positivas e negativas. Por exemplo, os ganhadores da loteria não ficam mais felizes um ano depois de ganhar do que aqueles que não ganharam; e as pessoas vítimas de um acidente não são tão infelizes quanto imaginamos, elas gostam das atividades do dia tanto quanto os apostadores de loteria! Após o fim de um relacionamento ou de algum outro acontecimento desanimador, as pessoas geralmente não ficam chateadas tanto quanto esperam e podem se recuperar rapidamente.

A felicidade não só melhora o seu bem-estar emocional, mas também a sua saúde física, e há evidências científicas crescentes de que ela faz você viver mais e com mais saúde. No entanto, para manter uma boa saúde, as emoções positivas devem ser duradouras, o que significa que ter pensamentos positivos durante um mês não vai curar um coração doente, mas reduzir o nível de estresse durante anos com uma perspectiva positiva e técnicas de relaxamento pode reduzir o risco de problemas e melhorar a saúde. A redução do risco de certas causas de morte está associada a emoções positivas e ao bem-estar psicológico, reduzindo a tendência a ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e eventos cardiovasculares. As emoções positivas e a participação em atividades significativas ajudam a superar as emoções negativas e a reduzir hábitos como fumar, beber, falta de exercício e má alimentação que contribuem para o entupimento das artérias. 

Uma pessoa mais feliz tem mais flexibilidade e resiliência, é mais capaz de lidar com mudanças e decepções, cuida melhor de si mesma e sofre menos os efeitos do estresse crônico. A investigação mostra que o bem-estar, a resiliência e o afeto positivo (o termo científico para esperança, felicidade, alegria e autoestima) ajudam as pessoas com diabetes a cuidarem melhor de si mesmas, a viverem vidas mais saudáveis ​​e a viverem mais tempo. Aqueles que seguem uma dieta saudável e um plano de exercícios apresentam níveis médios de açúcar no sangue mais baixos e taxas de mortalidade por complicações mais baixas. 

Vida mais longa 

Evidências muito fortes ligam a felicidade à longevidade, ao bem-estar, ao comportamento e à sobrevivência mais saudável. O acompanhamento de populações com dados contrastantes mostrou após sete anos: um grupo teve uma taxa de mortalidade de 20%, enquanto o outro teve uma taxa de mortalidade de apenas 6%; o grupo mais feliz teve menos doenças graves, taxas mais elevadas de manutenção conjugal e alcançou melhores vidas educativas, sociais e econômicas do que os menos felizes.

Como ficar feliz? 

Talvez você pense que é mais feliz se: você está linda, pode estar na praia e chamar a atenção e pode estar com a pessoa mais atraente. Ou se você tivesse mais seguidores no Instagram ou Twitter. Mas você não precisa de um corpo perfeito, de uma praia perfeita ou de milhares de seguidores para ser feliz: experimente coisas simples como caminhar pela rua, ser voluntário por uma boa causa, almoçar com um amigo. Existem muitos caminhos para a felicidade e equilibrá-los pode ser muito gratificante. Nem tudo parece igualmente interessante para todos ou o tempo todo. 

O caminho para a felicidade 

  • Sentir-se bem: procure sentimentos e sensações agradáveis, volte para repetir e desfrutar de experiências agradáveis; 
  • Esteja totalmente engajado: procure metas e atividades nas quais você esteja totalmente imerso; evitar distrações ou desvios do percurso; 
  • Fazer o bem: dar sentido servindo alguém ou algo fora de você, como recomendado pela maioria das tradições religiosas. 

Encontrando pontos fortes internos 

Os psicólogos positivos desejam que os pacientes compreendam e desenvolvam seus pontos fortes de caráter únicos. 

Nós, psicólogos tradicionais, desejamos que os pacientes compreendam e superem as características que os tornam infelizes. Por exemplo: classificamos e descrevemos comportamentos prejudiciais e negativos como transtornos mentais. Mas podemos e devemos classificar e avaliar as características positivas. 

Os psicólogos têm razão em ver os pontos fortes e as virtudes como parte da natureza humana, porque a felicidade e o contentamento são tão reais ou mais importantes que o estresse e a doença. Ao declarar seus pontos fortes, você abre o caminho para a alegria e a felicidade. 

A pesquisa concluiu que existem seis virtudes ou qualidades principais que são mais valorizadas. Usar seus pontos fortes é agradável e você faz isso naturalmente. Ao usar seus melhores pontos fortes, você se sentirá mais energizado e terá um desempenho melhor do que se tentar usar algum atributo menos natural. Por exemplo, se uma pessoa tenta influenciar a administração escolar a proibir refrigerantes no refeitório, deve usar o poder discursivo e argumentativo para apresentar o seu ponto de vista de forma convincente na reunião. Outra pessoa com forte capacidade de formação de equipa pode sentir-se desconfortável ao falar numa reunião, mas é capaz de construir consenso entre pais e funcionários e tomar uma decisão positiva. Então, quando você faz algo, certo valores que lhe são caros, tende a trabalhar mais e tem mais energia e determinação para cumprir a tarefa. Seus pontos fortes são enfraquecidos pelas circunstâncias e necessidades. Conhecê-los só será útil se você os usar. Conhecer seus pontos fortes não afeta a felicidade, mas usá-los aumenta a felicidade e reduz a depressão, de acordo com um período de estudo de seis meses.

Alguns poderes estão mais relacionados com a felicidade do que outros: gratidão, esperança, vitalidade, curiosidade e amor. Esses pontos fortes são tão importantes que devem ser cultivados tanto quanto possível e aplicados no dia a dia, ocorram naturalmente ou não. Lembre-se de que você possui pontos fortes que o ajudarão a desenvolver uma maior sensação de bem-estar.

Então, voltando à reflexão, acho que existem alguns pontos que são importantes para aplicarmos em nossas vidas. Usando nossa sabedoria, coragem e força de vontade para atingir objetivos diante do medo ou de obstáculos internos ou externos, e forças relacionais humanas para fazer amizade e cuidar dos outros e, finalmente, nosso poder de transcendência, que conecta você ao mundo e dá sentido à existência, prende ser o caminho da vida, da nossa longevidade e da NOSSA FELICIDADE.