Occhi Ristorante renova a gastronomia italiana em São Paulo

Sob o comando do chef Felipe Neves, a casa combina ambiente aconchegante com pratos muito saborosos e consistentes

Um novo olhar sobre a gastronomia italiana: essa é a proposta do restaurante Occhi, recém-inaugurado na Vila Nova Conceição, em São Paulo. Sob o comando do chef Felipe Neves (@felipeneveschef), a casa investe na produção artesanal de frios e conservas, na coquetelaria criativa e na culinária clássica, ou nem tanto. Lá, fórmulas tradicionais são repaginadas com técnica contemporânea e execução impecável.

O Occhi –“Olhos”, em italiano– ocupa um ponto privilegiado da rua Diogo Jácome, próximo ao cruzamento com a avenida Hélio Pellegrino. O diretor geral Ronaldo Poiatti dispôs as mesas em vários nichos, cantos protegidos espalhados pelo salão. “Aproveitamos que o momento exige maior espaçamento para criar pequenos ambientes reservados, como se fossem salas de jantar”, conta Ronaldo. “A ideia é oferecer o máximo de aconchego, com conforto, iluminação discreta e música suave.”

Nesse clima acolhedor, o cliente é convidado a um passeio gustativo pela Itália. O cardápio oferece opções de várias regiões do país, do arancino (bolinho de arroz siciliano) ao vitello tonnato (carne fria ao molho de atum, típico do Piemonte), além de levíssimas pizzas assadas no forno a lenha.

Com passagens pelas estreladas cozinhas do Kinoshita e do Jamile, o chef Felipe Neves encontra no Occhi espaço para desenvolver um trabalho mais autoral. Ele estruturou o cardápio do novo restaurante com clássicos italianos revisitados, em que componentes e técnicas centenárias dão lugar a inovações surpreendentes. Um bom exemplo é a pasta alla carbonara, em que o queijo chega em forma de esferas, o ovo é um gel a pancetta vem como um pó cheio de sabor.

A pancetta, por sinal, é preparada na casa pelo próprio Felipe, assim como o cotechino (embutido típico da Emilia-Romagna) e outras carnes curadas. O chef também elabora artesanalmente uma seleção de conservas (como os picles de cebola roxa e de limão-siciliano), defumados e a ricota usada na cozinha do Occhi.

O cardápio convida a uma refeição à moda italiana: uma sequência composta por antipasto, primo piatto, secondo piatto, dolce e caffè. “Os antepastos podem ser compartilhados, massas e risotos vêm em porções comedidas, para que você possa degustar também uma carne ou peixe”, conta Felipe. O menu conta com opções vegetarianas e veganas. Nos almoços de segunda a sexta-feira, são servidos pratos executivos com preço promocional.

Ossobucco braseado com risoto de tucupi
Rende 4 porções

2 kg de ossobucco de vitelo

100 g de parmesão

100 g de manteiga

200 g de arroz arbóreo

100 g de sal

50 g de pimenta do reino

400 ml de vinho tinto

200 ml de tucupi

100 ml de vinho branco
50 ml de azeite

6 dentes de alho

4 folhas de louro

2 talos de salsão

1 ramo de tomilho

1 cebola branca

1 cenoura

Amarre os ossobuccos com barbante para que não se soltem dos ossos. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque em uma assadeira e acrescente o tomilho, 4 dentes de alho, as folhas de louro, metade da cebola, metade da cenoura e metade do salsão. Coloque o vinho tinto e deixe marinando por 24h. Com o restante da cenoura, salsão e cebola faça um caldo de legumes. Em uma panela que caibam todo o ossobucco no fundo, sele bem a carne e entre com o líquido da marinada sem cobrir totalmente. Cozinhe em fogo baixo por 4 horas ou até ficar macio. Pique a cebola e alho e refogue como m azeite. Adicione o arroz arbóreo e misture bem. Incorpore o vinho tinto e espere o arroz absorver. Vá colocando aos poucos o caldo de legumes e mexendo para liberar o amido do arroz. Na metade do cozimento adicione o tucupi. Tempere a gosto e finalize com manteiga e parmesão. Retire o ossobucco da panela, coe o caldo e reduza pela metade. Monte no prato o risoto com o ossobucco e finalize com o caldo da cocção por cima.

@occhiristorante
Rua Diogo Jácome, 591, Vila Nova Conceição
WhatsApp: 11 93757-2674

Fotos: Jessica Cardozo

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias