O verão e sua pele

Foi-se o tempo em que essa estação do ano era vista como inimiga. Ah, o verão! Como dermatologista que pratica a medicina alternativa afirmo com todas as letras que é possível sim aproveitar cada dia dessa temporada maravilhosa. Aliás, você sabia que a nossa pele muda a cada estação do ano? Se no inverno ela fica mais ressecada devido aos banhos quentes, durante o verão ela também pode apresentar um aspecto áspero, mas por outros motivos.

Quando a estação mais quente chega, é necessário lembrar que os cuidados com a pele devem ser redobrados, já que os raios solares podem deixar a derme mais sensível e ressecada. Separei aqui algumas dicas de cuidados com a pele que são importantíssimas, sabia? Para estar linda e protegida é preciso manter a pele limpa, hidratada e seca; usar protetor solar quando necessário e tomar banho de água doce quando sair da praia. Dica importante: nada de se depilar no dia de pegar sol, a pele fica sensível demais. Você deve investir no betacaroteno e deve evitar tratamentos muito invasivos nessa época. Ainda, a hidratação é essencial tanto para manter o corpo saudável quanto a pele viçosa e nutrida.

Quanto as crianças, os pais que visitam o meu consultório sabem que o sol (vitamina D) é muito importante para os pequenos, pois a exposição ajuda na síntese de vitamina D, que é necessária para que os ossos sejam saudáveis. No entanto, para isso é necessária a radiação ultravioleta B, a que é mais danosa para nosso organismo e está presente nos horários de pico de radiação solar (entre 10h e 16h). Dessa forma, o Consenso Brasileiro de Fotoproteção não recomenda a exposição solar sem proteção para esse fim. Caso haja a indicação de reposição da vitamina D, essa deve ser feita pela dieta ou suplementação vitamínica.

Aí vem a pergunta: como fazer o organismo do meu filho produzir Vitamina D?

A exposição solar ajuda na produção de vitamina D, que é necessária para que os ossos sejam saudáveis, além de estimular a imunidade. É recomendado 15 minutos de sol por semana nos bebês, e 15 minutos, 3 vezes por semana, nas crianças maiores de 2 anos com exposição de braços e pernas.

Não se esqueça: quando a exposição ao sol for excessiva, existe risco de queimadura e câncer de pele. Confira as dicas abaixo e curta o verão sem neuras!

– Faça uso do protetor solar sempre que necessário, de preferência sem cor. E lembre-se de repassar a cada 3h se estiver exposta ao sol.

– Use protetor labial! Os lábios são sensíveis e podem ser muito prejudicados pelo sol. O protetor hidrata e protege.

-Use protetor térmico nos cabelos e no couro cabeludo para proteger os fios da exposição ao sol.

– Beba muita água! Uma pele bonita por fora começa com os cuidados por dentro.

– Aposte em roupas com proteção UV, chapéu e óculos escuros. 👒🕶

– Lembre-se de umedecer a roupa das crianças na água durante exposição solar, inclusive acessórios de cabeça também.

– Passe água termal, hidratante e pós-sol. Eles hidratam a pele e aliviam o ardor de queimaduras solares.

Por Dra. Flávia Maklouf
Dermatologia Integrativa e estética, CRM. 115.181
Clínica AngioSkincare
@flaviamaklouf.dermato

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias