O Poder de uma História

A vivência de mais de 30 anos em ambientes exigentes, fez dela uma expert

Filha de Valdir e Maria, mãe de Mário e Fernanda, executiva de finanças por natureza e uma agente de transformação de negócios por paixão. Assim Ednalva Costa Vasconcelos se apresenta. Com mais de 30 anos de vivência em ambientes complexos e exigentes em empresas brasileiras e multinacionais, principalmente nas indústrias de software e serviços, podemos dizer que a executiva é habilidosa no campo da negociação, com experiência nas melhores práticas para impulsionar os resultados de negócios, melhorar a eficácia e eficiência. Conhecida por motivar equipes multifuncionais para alinhar planos de execução com objetivos estratégicos, é integrante do programa de educação executiva de Finanças Corporativas da London Business School.

Que lição de vida você daria para alguém que te admira ou se espelha em você? 

Priorize a construção de conhecimento acima de tudo. O seu e o dos outros.

Conhecimento para você dá sabedoria e a racionalidade para priorizar e tomar as decisões que vão construir o seu futuro e o dos seus, por isso, busque sempre estudar, viajar e ter contato com outras culturas, e se aprimorar através do estudo e da prática. Além disso, buscar educação mantém você mais humilde. A consciência de que você precisa aprender afasta o orgulho e a presunção. Procure também ensinar e empoderar outras pessoas, seja na sua família, na sua equipe ou em suas outras relações. Ensinando você aprende como jamais você aprenderia se só estudasse ou se só aplicasse o seu conhecimento. Ensinando você também aumenta exponencialmente o alcance do impacto que você causa no mundo, uma pessoa que transforma a vida de outros por causa do impacto que você causou na dela, multiplica a transformação num círculo virtuoso do qual você jamais entenderá todas as dimensões. Mas que está lá, a despeito da sua capacidade de medir os seus impactos.

Você se imaginou chegando no patamar que está em sua carreira? 

Eu sempre trabalhei com o intuito de devolver tudo o que eu pudesse para os meus pais e dar o máximo de segurança, educação e bem estar para os meus filhos. Mas o que acredito que me trouxe até aqui, na realidade, foi o fato de que eu sempre sonhei grande, trilhei o caminho da busca de conhecimento e de nunca ter aceitado o não como resposta, mesmo diante dos maiores desafios. Nunca imaginei que eu chegaria no ponto que eu acabei chegando, mas sou muito feliz com todo o reconhecimento que recebi do meu esforço e das grandes amizades que construí e continuo construindo ao longo da minha carreira. E ainda assim, continuo sonhando e trabalhando para alcançar novos patamares.

O que fez diferença em questão de valores que aprendeu na infância por exemplo, que aplica até hoje inclusive no mundo corporativo?

Meu pai sempre me ensinou que a coisa mais valiosa que temos é a nossa palavra, e ele, através de vários exemplos, mesmo nos momentos mais difíceis, mesmo quando a saída mais fácil seria agir diferente, sempre manteve a palavra dele. Eu sinto que esse foi o ensinamento dele que eu mais levo na minha vida, de forma que sempre busquei ser igualmente verdadeira.

Isso acabou sendo um pilar importante na minha carreira, especialmente na minha posição, já que confiança é a base fundamental na qual as boas relações corporativas se estabelecem, acima de tudo para os profissionais que operam com os aspectos financeiros e operacionais dentro das empresas.

Eu imagino que se isso não fosse um valor essencial da minha vida, eu não teria nem alcançado os mesmos resultados com o meu trabalho, bem como não atingiria o mesmo sucesso na minha carreira.

O que você pode apresentar sobre inovação para 2022?

Com as mudanças de comportamento causadas pelos impactos da pandemia de Covid-19, muita coisa precisou se transformar e a tecnologia teve papel fundamental para isso. As tendências tecnológicas para 2022 surgem em meio a esse contexto, com crescente importância da computação em nuvem, do analytics e da inteligência artificial. A primeira mostrou-se fundamental já em 2020, e deve seguir crescendo em importância no próximo ano. A computação em nuvem acabou sendo uma das maiores alavancas que permitiram a adaptação das empresas para a nova realidade que se impôs nas nossas vidas, e deve permanecer conforme seguimos para um ambiente híbrido, com reuniões virtuais e a possibilidade de colaborar com colegas de qualquer lugar do mundo como se estivesse lá pessoalmente. Além disso, a pandemia expôs a importância de se usar a tecnologia para simular situações futuras improváveis, usar computação visual e realidade aumentada para que os trabalhadores tenham mais precisão e velocidade. Nesse sentido, os investimentos em analytics e ciência de dados devem seguir crescendo, com as empresas cada vez mais interessadas em se preparar para situações disruptivas futuras. Finalmente, a democratização da inteligência artificial – seja no ambiente corporativo ou na vida pessoal – deve começar a mudar a forma como nos relacionamos e fazemos negócios. Hoje em dia um analista de negócio pode aplicar com facilidade inteligência artificial para melhorar seu processo de negócio, sem a necessidade de uma formação específica em matemática ou estatística. E o dado esta muito acessível, seja ele histórico ou em tempo real. O quanto essas transformações vão mudar as nossas vidas, é algo que vamos começar a entender já a partir de 2022.

Que legado você quer deixar?

Tem um livro chamado “Em Busca de Sentido” (por Viktor E. Frank)” que fala que existem 3 formas de dar sentido para a sua vida. Um pelo que você constrói na sua existência e o que você quer deixar a partir disso, o seu trabalho. A segunda forma é através da transformação que você causa na vida das pessoas, seja a família ou outros. E a última, é quando, na ausência absoluta da possibilidade de fazer qualquer um dos dois, você encontra significado no sofrimento em si, e ele te dá a razão para seguir adiante a despeito de todas as adversidades. Independente de quaisquer dificuldades que eu precisei superar na vida, e mesmo tendo clara noção dos impactos positivos do meu trabalho, eu escolhi construir o meu legado na força que eu transmito para outras pessoas. Eu faço isso principalmente através do conhecimento. Há muitos anos eu sou mentora de diversas pessoas, e não apenas para as suas carreiras, porque a vida pessoal está sempre entrelaçada com a vida profissional. E posso dizer que fico muito feliz de ver o impacto que ao longo dos anos eu percebo que aconteceu na vida destas pessoas.

 

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias