O poder de uma história

Como Jorge Tavares de Almeida, Diretor de Gente & Gestão e Jurídico do Grupo Protege alçou o vôo que o leva há mais de 30 anos de sucesso e crescimento empresarial

O executivo Jorge Tavares de Almeida entendeu que seu comportamento é essencial para o crescimento de sua carreira. Aliás, ele demonstra isso em seu Linkedin orientando milhares de pessoas a mudar sua trajetória por meio de suas atitudes. O Diretor de Gente & Gestão e Jurídico do Grupo Protege trabalha, há mais de 30 anos, em uma das maiores empresas de segurança privada do país. Antes de aceitar o desafio de assumir a diretoria das duas áreas, o executivo liderava a área de RH e se preparou muito bem para isso. Para começar, estudou muito e criou valores que lhe ajudaram a ter resiliência para a transformação. Formado em Administração de empresas e Direito, com pós-graduação em Gestão de RH pela FAAP e MBA em Gestão de Negócios pela FIA, iniciou a carreira profissional há 40 anos na área de RH em uma das empresas do Grupo Suzano. Também teve passagem por 8 anos na multinacional americana Stanley Home. Em meio à uma rotina atribulada, ele atendeu nossa reportagem em uma entrevista exclusiva.

Que lição de vida você daria para alguém que te admira ou se espelha em você?
Não sei se seria uma lição de vida, mas tenho alguns preceitos que considero muito valiosos para a vida.
Com emoção é mais caro; o tempo é o senhor da verdade e devemos viver um dia de cada vez, executando um pouco a cada dia, sem parar. Jamais esqueça suas origens e mantenha sua humildade. A
honestidade é uma obrigação. E faça valer a máxima ‘dois ouvidos e uma boca’ – escute mais para aprender. Mantenha o aprendizado constante ao longo da vida, o chamado ‘lifelong learning’ é muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Na carreira, esteja pronto para planejar em 30 dias e executar em 30 segundos. Trabalhe com alegria, não perca tempo com politicagem ou pequenas questões e cresça sem pisar nos outros. E, para os líderes, tenha um time de alta performance e cuide de cada membro da equipe, pois as pessoas são tudo para o sucesso de uma empresa.

Você se imaginou chegando no patamar que está em sua carreira?
Na verdade, não. Mas, o trabalho me conduziu neste caminho de uma forma tão natural que eu nem senti o tempo passar. São 44 anos de carreira, sempre na mesma área. Comecei como office boy e cheguei ao cargo de diretor em uma das maiores empresas do Brasil, o Grupo Protege. Foi uma combinação de trabalho, dedicação e foco. Mas é muito importante ressaltar que muitas pessoas fizeram diferença na minha vida profissional. Tive excelentes professoras e professores, que me proporcionaram grandes ensinamentos. Eu também soube aproveitar e valorizar essas oportunidades e, sobretudo, soube esperar a minha vez! E a oportunidade veio sem eu perceber.

O que fez diferença em questão de valores que aprendeu na infância por exemplo, que aplica até
hoje inclusive no mundo corporativo?
A educação e o respeito são primordiais, que fizeram e fazem toda a diferença até hoje. Saber o momento de escutar e de falar, saber como se posicionar e a forma de conversar são muito imprescindíveis. E tenho a honestidade e a confiança como valores inegociáveis.

O que você pode apresentar sobre inovação?
A inovação se pratica todos os dias, seja em um processo de trabalho ou em um grande projeto. E quem não estiver preparado para isso certamente será um profissional com uma carreira com data marcada para terminar. O mundo dos negócios é implacável e impaciente em termos de inovação, ou você pratica ou pratica. Não tem como fugir. Construímos uma área de Gente e Gestão com tecnologia, aplicando a metodologia ágil e tornando os processos de trabalho mais inteligentes e seguros. As pessoas precisam ser direcionadas para a área estratégica e não para atividades em que a inovação pode oferecer soluções melhores. Hoje, temos uma área que não usa mais papel e com isso está conectada ao meio ambiente e à tecnologia, com novas possibilidades diárias.

E como incentivar a inovação? Participando e construindo junto com o time em um trabalho em conjunto, com a colaboração de todos.

Que legado você quer deixar?
Quero encerrar a minha carreira seguindo com o meu time na construção da melhor área de Gente e Gestão& jurídico dentro do mercado em que atuamos. E que o Grupo Protege continue sendo premiado e reconhecido no mercado pelas melhores práticas em Gestão de Pessoas.

Por Andréia Roma
CEO da Editora Leader, idealizadora de várias iniciativas, coordenadora de centenas de publicações e também
influencer editorial @editoraleader