Conheça a trajetória da Executiva de Marketing de coração e conectada com pessoas por paixão, conhecida por promover relacionamentos de alto impacto
São mais de 20 anos de trabalho em empresas de grande porte. Elaine Povoas mostra a que veio. Graduada em Administração de Empresas, com MBA em Tecnologia da Informação pela FGV, formada pelo IBGC como Conselheira de Administração e Personal & Professional Coaching pelo SBC, ela também é escritora nos livros “Mulheres do Marketing e Revolução 50+”, “Prefácios nos livros Dicas e Textos e Mudança de Carreira” e Colunista no Jornal Editora Leader. Também é participante como voluntária no Amigos do Bem.
Que lição de vida você daria para alguém que te admira ou se espelha em você?
Somos programados para sermos felizes! Eu acredito profundamente nisso e procuro me conhecer a cada dia para entender o que mais preciso saber para garantir que a felicidade esteja presente na minha vida. Autoconhecimento para mim é o mais valoroso conhecimento que alguém pode ter, portanto não me distraio. Foco no que é importante para mim, crio um plano, estudo as possibilidades e acompanho até a realização. Muitas vezes contei com mentores tanto no pessoal como no profissional e sou muito agradecida a cada um deles.
Você se imaginou chegando no patamar que está em sua carreira?
Comecei minha jornada profissional aos 16 anos e desde então no meu plano de vida estava escrito ser uma executiva de sucesso. Atualmente com 31 anos de carreira e atuando como executiva, posso considerar que a trajetória valeu a pena e estou onde quero estar. Confesso que está muito melhor do que eu poderia imaginar, já que desde 2018 tive a oportunidade de entrar para a literatura brasileira através da Editora Leader e com isso me tornar escritora e colunista. Sei que ainda tenho um caminho pela frente e adoro esta ideia de continuar aprendendo, me desafiando e me transformando em um ser humano melhor.
O que fez diferença em questão de valores que aprendeu na infância por exemplo, que aplica até hoje inclusive no mundo corporativo?
A importância do trabalho. Em uma família numerosa com muitas restrições financeiras você aprende a esperar sua vez, entender quando não tem e desde pequena meu maior objetivo era trabalhar e com isso proporcionar uma vida melhor para todos. Foram muitos os momentos da minha carreira onde me deparei com pessoas que não valorizavam a empresa ou o seu trabalho e em muitas vezes pude influenciar positivamente para a mudança daquela situação. Conversas profundas com colaboradores para valorizar o trabalho e a importância deles naquela organização como um todo.
O que você pode apresentar sobre inovação?
Recentemente fui convidada para participar de um grupo de estudos sobre Metaverso (terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”) e como gosto muito de tecnologia, considero importante estar atenta as inovações de mercado. Como executiva de marketing, toda e qualquer novidade que possa gerar mais receita, proporcionar experiência para o cliente ou ainda reconhecimento para a marca da empresa, precisa ser avaliada.
Que legado você quer deixar?
Dizem que você morre duas vezes. Uma vez quando você para de respirar e uma segunda vez, um pouco mais tarde, quando alguém diz seu nome pela última vez. Esta frase profunda foi criada por Banksy e se conecta demais comigo. Todos nós vamos partir um dia e pensar que depois disso, quando alguém se lembrar de nós vai sorrir ou contar uma boa história, imagino que esta energia vai nos encontrar onde quer que estejamos. Por isso tenho vivido minha vida para que todos os dias valham a pena. Estar cercada de pessoas que gostem de estar comigo, que eu tenho uma amizade sincera, que eu admire no pessoal e no profissional, certamente elas terão saudades da pessoa que estou sendo hoje. Portanto, faço o meu melhor todos os dias e procuro estar feliz por ser quem eu sou.
Por Andréia Roma
CEO da Editora Leader, idealizadora de várias iniciativas, coordenadora de centenas de publicações e também influencer editorial @editoraleader