Hepes-Zóster tem tratamento? Sim!

O tratamento para herpes zóster é feito com a tomada de medicamentos Antivirais para diminuir a multiplicação do vírus, os sintomas, a duração e intensidade da doença. Também pode ser necessária a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios que podem ser utilizados por via oral, injetável e também em forma de colírio para aliviar a dor neurálgica causada pelas lesões. No entanto, a escolha do medicamento e sua forma de uso podem ser diferentes de acordo com a necessidade e a área acometida pelas lesões; ficando à critério médico essa prescrição.

Você sabia que também existe uma opção de tratamento coadjuvante caseiro para herpes zoster? Um bom tratamento caseiro para complementar o tratamento indicado pelo médico é fortalecer o sistema imune, tomando suplementos com Vitamina C, D, Lisina, Arginina, zinco e outros. Além disso, consumir alimentos ricos em nestas vitaminas como peixes, legumes e frutas em maior quantidade e evitar carne de porco e derivados, frutos do mar e pimentas – que estimulam a alergia é primordial.

Durante o tratamento também deve-se tomar cuidados locais como:

– Lavar diariamente a região afetada com água morna e sabão neutro sem esfregar, secando bem para evitar o desenvolvimento de bactérias na pele;

– Utilizar roupa confortável, pouco apertada e de algodão para permitir que a pele respire;

– Colocar uma compressa morna de soro fisiológico com água Boricada sobre a região afetada para aliviar ajudar na cicatrização das lesões;

– Aplicar produtos prescritos pelo médico de preferência em cremes ou gel sobre a áreas com as lesões sem deixar excesso, evitando que a pele fique irritada ou desenvolva infecção.

É importante lembrar que para ser mais eficaz, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível após ter sido diagnosticado a fim de diminuir a dor e as complicações. Não se trate e praticando a auto medicação! Um Check Up se faz necessário muitas vezes para descartar doenças que possam estar afetando o sistema imunológico.

Por Dra. Flávia Maklouf
Dermatologia Integrativa e estética, CRM. 115.181
Clínica AngioSkincare
@flaviamaklouf.dermatosabão

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias