Hábitos saudáveis e tratamentos evitam o envelhecimento precoce da pele

Dermatologista explica que a dobradinha garante beleza e saúde ao mesmo tempo

Uma das principais preocupações, tanto para homens quanto para mulheres, é o tão temido envelhecimento. A pele é a primeira a dar os sinais do avanço da idade, por conta da perda de colágeno, um poderoso fortalecedor dos tecidos e articulações que promove a elasticidade e a tenacidade da pele. Mas o que pouca gente sabe é que existem meios de desacelerar a perda de colágeno. “A gente tem que entender que o nosso colágeno é consumido constantemente pelo nosso organismo, devido a um fator chamado envelhecimento intrínseco, que é o envelhecimento interno e tem a ver com o envelhecimento celular mesmo. O que a gente pode controlar ou acelerar a perda desse colágeno tem a ver com o envelhecimento extrínseco, que é o envelhecimento relacionado à nossa qualidade de vida. Então, por exemplo, um paciente fumante, com hábitos alimentares irregulares ou não saudáveis, que come comidas gordurosas, com poucos vegetais e legumes, que não faz atividade física… Tudo isso está relacionado à perda do colágeno, porque o colágeno, como uma proteína, ele precisa de vários aminoácidos adquiridos através de uma alimentação saudável. O que pode desacelerar é uma qualidade de vida boa, fazer exercícios, comer saudável e variado, baixo nível de estresse também”, explica o dermatologista Werick França.

Aliado à qualidade de vida mais saudável, procedimentos estéticos também contribuem muito no combate à perda de colágeno. Há tratamentos que vão desde tecnologias de ponta aos mais simples e em conta para o bolso dos pacientes. “Existem vários tipos de tecnologias quando a gente fala de procedimentos para estimular colágeno. Eu gosto muito dos bioestimuladores de colágeno, que são injetados na pele. A exemplo temos o Sculptra, que é um tipo de bioestimulador que a gente poder usar no corpo e na face. Posso usar também a tecnologia Fotona 3D ou até mesmo o ultrassom microfocado, que é o Ultraformer – outra tecnologia. Posso fazer também algo mais simples, como o microagulhamento, que é um estímulo através da cicatrização da perfuração da pele com agulha, e assim vai”, diz o especialista.

E para quem busca se prevenir ainda mais e atrasar os investimentos em procedimentos estéticos anti-idade, o médico deixa uma dica muito simples: “Tomar colágeno realmente funciona. Hoje em dia tem vários estudos com uma molécula de colágeno chamada verisol. Uma média de 2 a 3 gramas por dia é suficiente. E isso pode ser adquirido em farmácia, existe até Verisol em goma, tipo balinha, que super dá a dose necessária do dia”, afirma o especialista.

Nos consultórios de dermatologia, o procedimento em alta do momento e que promete bombar no verão é o Fotona 3D.  “O Fotona é uma das tecnologias inovadoras para rejuvenescimento e consequentemente para a maior produção de colágeno. O Fotona pode ser associado àqueles outros métodos e tecnologias que eu já citei anteriormente. A novidade que o Fotona traz é o rejuvenescimento 3D, que faz tanto na parte externa da pele, quanto na parte interna, o que dá um efeito lifting de pele mais lisinha quase que instantaneamente após a cicatrização do procedimento”, revela.

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias