Forchetta D’oro: O clássico da cozinha italiana no coração de São Paulo

Em homenagem aos quase 50 anos do restaurante, La Forchetta volta a ser Forchetta D’oro

Rumo aos 50 anos de história no Brasil, o chef Aldo Teixeira traz para a memória dos paulistanos o restaurante Forchetta D’Oro. Tradição em cozinha italiana, o restaurante que nasceu em 1976, no bairro dos Jardins, em São Paulo, ganhou o nome de La Forchetta, em 2011. Uma homenagem à história do chef na gastronomia da cidade mais cosmopolita do país. Forchetta D’Oro traz pratos com influência italiana e referências às culinárias: francesa, portuguesa, com toques de brasilidade e muitas frutas,
um menu que resulta em uma gastronomia de sabor único, surpreendente e, ao mesmo tempo, clássica.

O endereço permanece na altura do número 120 da rua Santa Justina, na Vila Olímpia. O restaurante é casual e acolhedor, ganha luz natural e vista para uma arborizada rua – aliás, quem está fora também tem uma visão charmosa do restaurante – proporcionando momentos de contemplação. No ambiente, um bar com os principais drinks e os que despontam nas tendências, com mesas ao ar livre, além de uma rotisserie, com opções de molhos e massas frescas para finalizar e degustar em casa.

O cardápio à la carte destaca o “Casônsei”, uma massa fresca produzida na casa, recheada com carne, presunto cru, uva passa e amaretto. Para os amantes da carne, “Chateau à Tobruk”, um filé alto preparado na panela de ferro à base de manteiga, molho rôti, mostarda, champignons, alho, uvas passas e cebolinha.

Para a sobremesa, o clássico dos clássicos: Tiramisù. Uma sobremesa típica romana, que leva o tradicional queijo mascarpone, biscoito champagne, café e cacau. Para acompanhar os pratos, a casa propõe uma extensa carta de vinhos, com uma adega climatizada que mune o wine-bar com uma carta diferenciada, com rótulos que priorizam Itália e França.

“Queremos resgatar a tradição do restaurante para o encontro de família e amigos em torno de uma mesa, com boa comida. Um convite a momentos importantes, com comidas que trazem memórias afetivas e conforto”, conta o chef Aldo Teixeira. Para isso, ingredientes frescos, selecionados, de alta qualidade, alguns originalmente italianos, fazem parte da escolha diária do chef, que prepara, artesanalmente, todas as massas servidas nos restaurantes.

Com influência italiana – Aldo aprendeu observando sua avó preparar massas frescas na cozinha de um sítio em José Bonifácio, interior de São Paulo: o resultado é uma gastronomia de sabor único, surpreendente e, ao mesmo tempo, clássica.

Mas, desafios são propulsores na história do chef Aldo Teixeira. Sua história com a gastronomia começou em 1976, quando era ajudante de cozinha, justamente, no restaurante Forchetta D’oro. Após trabalhar por 16 anos no restaurante, ele comprou o restaurante, inovou o cardápio e viu seu faturamento aumentar 30%. Somam-se a isso mais um restaurante, o La Terrina, em Pinheiros, inúmeros
eventos gastronômicos e serviço de gastronomia hoteleira para rede Accor Hotels.

FORCHETTA D’ORO
Localizado em Mercure
R. Santa Justina, 210 – Vila Olímpia, São Paulo – SP
Insta: @restauranteforchettadoro

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias