Exercício físico faz bem para saúde mental

Fazer exercício vai além da imagem, já que a prática traz muitos benefícios para saúde mental. Sim, com atividades é possível regular a capacidade cognitiva e diminuir a ansiedade e o estresse em geral. Sem falar nos bons resultados no alívio da depressão.

Uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou à conclusão de que é ideal que se faça 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a intensa por semana para adultos e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. Mas infelizmente, cada vez mais temos sedentários no mundo.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alegam que cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. E o número piora entre os jovens: 84%. Começar a fazer uma atividade física não é uma tarefa fácil, mas é preciso lembrar da importância de se praticar para que isso se torne um hábito.

Ao praticar exercícios físicos há a liberação de endorfina, dopamina e serotonina, substâncias essenciais para regulação do humor e, claro, da saúde mental. Ainda, a atividade física regulariza o sistema cerebral e traz muito mais energia a quem investe.

Vale ressaltar que a prática de atividades físicas não significa ir à academia todos os dias. Cada um pode encontrar seu caminho, pode começar com caminhadas, ida às escolas de dança, treino de pilates, se contorcer na ioga, pular corda e muitas outras ações que movimente seu corpo.

Inclusive, é percebido que pessoas que começam a praticar exercícios físicos tendem a mudar todo seu contexto de vida, levando uma vida mais regrada, com melhor alimentação e mais animado para viver. Se animou para ter uma vida melhor por meio de exercícios físicos? Conte para gente!

Por Danielle Felix
Personal trainer especializada em equilíbrio físico, mental e espiritual, ou seja, saúde
@danifelixpersonal