Cor é conflito ou é válvula de escape?

COR É CONFLITO OU É VÁLVULA DE ESCAPE?

O mundo está mais colorido agora? Tem gente que acha que sim e tem gente que acha que não. A verdade é que a moda sempre trouxe cores para os desfiles, para as estações e infelizmente, as pessoas consideram que usar cor dia pós dia não é uma boa referência pessoal. Não tem nada disso!!! Cores vivas, cores básicas, cores açucaradas, cores claras e cores misturadas, tudo junto transmitindo o seu lifestyle do seu momento. E este momento é o de se jogar, transmitir na imagem pessoal a alegria, o brilho, o novo e o inesperado. Por isso que as cores 2022 estão bem mais democráticas circulando em várias tonalidades para mostrar que o que vale é se sentir acolhida com o colorido. Colorido bem forte, bem sutil ou bem criativo. A escolha é pessoal.

Nós precisamos de cores; sem elas o mundo fica nublado, sem vida, sem energia, sem desejos.  Engana-se quem pensa que para usar cores tem que sair como uma arvore de natal ou fantasiado para o carnaval, não é isso. Não é levar ao “pé da letra” e usar tudo ao mesmo tempo. O glamour de usar cor no look é saber coordenar tonalidades, mixar estampas: é harmonizar visualmente uma silhueta colorida, equilibrando biótipo X tom de pele X estilo X gosto pessoal. Usando as cores próximas ao rosto que harmonizam positivamente com o tom de pele e respeitando as características cromáticas (claro ou escuro vibrante ou opaco, quente ou frio) o seu olhar já puxa a energia contagiante da cor e fica bem mais fácil escolher as cores para seu guarda-roupa.

Seja nas roupas, nos acessórios, nas unhas, nos cabelos. Externar que está bem é o que está prevalecendo para o look “hoje” e isto, se consegue usando cores. Muitas cores!!!! Mas não precisa ser aquele laranja vibrante e nem o rosa choque em paetês. Se o branco é sua cor preferida, é com ele que você vai brilhar; se o cinza deixa o viço do rosto radiante, esta é a sua cor da alegria!! Não se deixe enganar por regrinhas das redes sociais que só confundem e agregam negativamente sua mente e consequentemente seu guarda-roupa.

O estilo pessoal, também, influencia muito para a escolha colorida do look do dia então, fique atenta, nos seus desejos, na sua autoimagem e nas cores eleitas para 2022 para se jogar no arco íris do mundo da moda.

Orquídea (rosa), amarelo, laranja, verde, azul, marrom, roxo são as cores apontadas pelos birôs de tendências do mundo fashion.

A orquídea é aquele tom forte, instigante e vibrante que chega, chegando. Transmite a sensação de escapismo, ou seja, de fugir do tradicional e experimentar o novo com força num tom marcante. Um rosa vibrante.

O amarelo juntamente com o dourado representa a riqueza e a luz. Brilhar para irradiar um pontinho iluminado na escuridão. A luz no fim do túnel sabe? Aquela irradiação que te chama.

O verde, além da esperança por notícias melhores, é a conexão com a natureza, com as folhas, com o ar puro. Sensação de respirar o natural, sem interferências, sem barulho.

O azul simboliza a cor do céu, olhar para cima, buscar reflexões e pensar no amanhã com gratidão, agradecendo ao universo pela vida, pelo celestial, pela benção. As tonalidades do azul estão variáveis para este ano. Tem a aposta no azul claro (da cor do céu) e a aposta no azul puxado para o violeta avermelhado, roxeado que é a cor 2022 eleita pela Pantone: Very Peri. Tonalidade de azul mais caloroso, mais dinâmico, mais energético.

O roxo é a cor da espiritualidade, da conexão com a magia, com a teologia. É a sensação da busca de se inspirar, de se apaziguar internamente.

O marrom, apesar de ser não ser aquela cor que agrada muito, foi eleita para fazer parte da paleta deste ano, porque representa a terra, o contato do pés com o chão,  o tronco das arvores, a energia vinda do solo. Nas variações cromáticas desta cor tem o castanho e o caramelo que são super usados para cabelos, bolsas, sapatos e cintos.

Ah!!! O laranja é o top dos tops para 2022. Cor quente comunicando ânimo para um novo ano cheio de desafios. Do ferrugem ao tom mais vibrante, este tom de pôr-do-sol inspira força para o despertar de um novo dia. O laranja mais forte e vivo é bem ousado e, geralmente quem tem o estilo criativo ou dramático se sentirá melhor em usá-lo e o tom mais opaco, mais clarinho do laranja é característico dos estilos romântico e clássico que preferem usar as cores como sutileza no look.

Mas e as cores neutras? Sim!! As cores neutras são eternas, clássicas e atemporais. Dentre os neutros (branco, preto, azul marinho, castanho, cinza e o vinho) o branco e o preto são cores marcantes para qualquer temporada.  São atemporais no look comunicando sofisticação. O duo P&B é marcante na moda por trazer glamour e elegância, porque o preto transmite mistério e sedução e o branco transcende a pureza, nobreza e claridade. Portanto uma cor se complementa com a outra no contraste.

E as estampas? Tudo misturado? Também está forte e firme!!! Sabe porque? É a valorização de diversas culturas, que se definem com o uso de múltiplas cores e estampas em suas tribos. Regras? Não, sem regras!! Nada mais democrático e fiel a moda é poder externar as diversas “falas” dos povos de determinada região, de determinado país, num desfile, numa vitrine.  É a moda raiz, é a moda de sentimento, é a moda de luta por um espaço na sociedade.

Mas… para quem ainda não consegue misturar estampas, minhas sugestões são:

  • Use estampas diferentes na parte de cima e na parte de baixo do look com as mesmas cores;
  • Use a mesma estampa no look alternando os tamanhos: uma estampa menor com uma estampa maior (camisa com estampa grande X saia com estampa pequena);
  • Ou se prefere usar só uma peça estampada, faça uma harmonia visual na sua imagem: escolha uma cor da peça da estampa e a use na peça lisa.

Então eu tenho que sair colorida, combinadinha todos os dias?? Não precisa nem é o ideal. Assim você se torna um robô da moda e não tem sua identidade visual registrada para você. A década de 1990 que as vitrines mostravam tudo igual, dos pés a cabeça, mesma cor e mesma tonalidade em tudo não se aplica atualmente. Se você tem dificuldade em usar cores, faça o seguinte: comece com o pouco, só um detalhe: uma bolsa, um cinto, um esmalte, uma presilha para cabelos, um arco. O que prevalece, na moda, não é se um par de jarra e nem um mostruário com roupas coloridas andando por aí sem conexão com o que você é e o que acredita para usar no seu corpo.

Fique atenta sim nas tendências e nas cores, mas não se aprisione. Eu acredito que este seja o maior equívoco com a moda. Não use tudo. Conheça-se e traga cor para seu visual. Olhe-se no espelho, tire uma selfie e te veja colorida. Tenho certeza que irá gostar e seu dia será mais divertido.

Por Aletta Barreto, Consultora de Estilo, Imagem e Lingerie, Designer de Moda, Pós graduada em Gestão de Pessoas, @aletta_barreto

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias