Conheça os benefícios da musculação

Todo mundo quer ter um corpo bonito, mas a tarefa nem sempre é fácil. Alguns cuidados são necessários para que isso aconteça. Porém, há aliados das curvas e a musculação é uma dessas atividades.

Há dados que a musculação era praticada há mais de 400 anos antes de Cristo, mas Eugene Sandow, foi o responsável por tornar a atividade popular, sendo o primeiro personal trainer da história, responsável por treinar os reis Eduardo VII e George V na Inglaterra.

Nos dias atuais, a musculação pode ser praticada em qualquer academia e é indicada para saúde física e até mental. Os benefícios da prática do esporte são muitos. Para começar, como já falamos auxilia na definição dos músculos corporais. Sim, atividade tem ligação direta no aumento da massa muscular, tonificação dos músculos e diminuição de gordura.

Por outro lado, a musculação auxilia na postura corporal, já que fortalece toda a musculatura da nossa coluna e dessa forma pode até melhorar dores nas costas, na lombar, nos quadris, joelhos e demais articulações.

Ao praticar o esporte há a liberação de endorfina, por isso, a saúde mental pode ser muito favorecida. A atividade pode melhorar a depressão, a ansiedade e trazer um bem-estar geral para quem a pratica.

O risco de aparecimento de doenças, como as diabetes, pode ser diminuído com a prática da atividade, já que com a atividade, há a liberação de glicose, e é queimado o excesso de açúcar.

Outra vantagem da prática é que existe o aumento da densidade óssea, diminuindo a chance do aparecimento de doenças como osteoporose.

Quer fazer bem ao seu coração? Faça musculação, já que a atividade também promove o condicionamento cardiorrespiratório, que além de trazer benefícios para o coração, traz vantagens para o pulmão.

Por Danielle Felix
Personal trainer especializada em equilíbrio físico, mental e espiritual, ou seja, saúde
@danifelixpersonal