Antônia Fontenelle: a bela da vez

Por Renata Rode

Fotos Márcio Rangel / Beleza Marcone Milanez

Que Antônia Fontenelle tem uma personalidade, assim digamos, “apimentada”, todos sabem, afinal, ela mesma diz que é tão forte quanto o couro que cobre sua pele já que não esconde que veio da roça, do sertão do Piauí e conquistou literalmente seu lugar ao sol. Nascida em Brasília, adotada por um casal de sertanejos aos dois meses de idade, ela lembra até hoje como enfrentou dificuldades desde a infância. “Minha vida nunca foi fácil, quando criança eu era içada num poço a metros de altura sentada num balde para encher de água, que a gente coava e bebia, então aprendi sobre o que era essencial e valores, logo cedo”, conta, emocionada. A loira deixou a família em busca do sucesso e conseguiu vencer. Hoje, a atriz, jornalista, youtuber, mãe do Samuel e do Salvatore e avó da pequena Charlotte, alça novos caminhos em busca de um movimento de relações públicas e projeção do país. A apresentadora estreia em programação internacional e reúne empresários em ação inédita, em dois projetos, sendo um de projeção global, em uma plataforma de streaming, e outro no mais novo canal de TV da Jovem Pan News. Ambos os programas fazem parte de seu novo projeto pessoal, que tem como objetivo falar de forma inovadora sobre o empreendedorismo, a economia e o poder de mudança da sociedade, mas com muito humor, acidez e provocação, o que não poderia ser diferente, já que Antônia lidera os trends com seu canal no Youtube “Na Lata”, que bomba há anos na internet com comportamento irreverente perante estes e outros assuntos.

Como foi que surgiu a sua ideia de falar sobre empreendedorismo em dois programas ao mesmo tempo?

Nós estamos passando por um momento único, onde muita gente está lascada, e não adianta só falar mais. Eu trabalho com comunicação, e tenho acesso a pessoas que quase ninguém tem. Eu digo que criamos algo que será como um grande disjuntor. Vamos acender uma luz em vários lugares, vários canais, para acessar a vida dessas pessoas. Nossa missão é dizer como cada um pode transformar toda merda que acontece na vida deles em adubo. Por meio da história de pessoas que chegaram lá, que inovam e que sim fazem muito dinheiro, mas que são gente como a gente. Tudo isso surgiu de forma muito espontânea. Eu recebi o desafio naturalmente, era um desejo meu e foi um encontro com ideias e pessoas que acreditam que podemos fazer muito por uma cadeia de pessoas com muita garra e verdade.

 

As pessoas te rotulam como uma militante de direita. Isso faz parte dessa pauta?

Claro que não! Eu sou brasileira. Não sou de direita conservadora! Pelo amor de Deus! Olha para minha história, eu sou brasileira, que saiu como tantos de uma vida lascada, miserável, e venci na vida. Mas eu defendo muita coisa e não tolero outras tantas. As pessoas rotulam porque estão acostumadas em conviver com a mentira, com o rótulo. Porque assim como fake news, rótulo é massa de manobra. Mas à medida que vão me conhecendo, consumindo meu conteúdo, veem contra o que eu luto, por quem eu luto, e no que eu acredito. Estes anos todos eu sempre me coloquei como intermediadora de muitos assuntos e conflitos pois sou jornalista, e sempre serei! Mas agora o que eu fiz foi somar forças com quem acredita que provocar também pode ser levando instrumentos para as pessoas se educarem e crescerem com informação e educação! Eu conheço muitas pessoas desse mundo. Ando entre todos de Brasília, das capitais desse país e no mundo. Alguma coisa eu tenho que fazer com o conhecimento de tantas pessoas que passam por mim, e também com todo o conhecimento que somei na minha vida. Eu empreendo, eu gerencio meus negócios, dirijo meus espetáculos, eu gerencio tantos problemas, eu escrevo, eu me relaciono com gente forte na economia, no governo e nas artes. Eu peguei essa bomba atômica e coloquei em algo espetacular.

Você pretende se candidatar ano que vem Antônia? Muitas pessoas te cobram isso, não?

Hoje não mais! Meu papel é outro! Assumi este desafio de usar da ferramenta que mais domino para ir além no que eu posso fazer pelas pessoas. Eu estou lançando, junto com uma gama de profissionais incríveis, sócios, parceiros, três grandes projetos ao mesmo tempo. Não estou aqui para fazer tipo pra ninguém! Minha vida é um livro aberto, sempre foi! Você acha que eu seria maluca de tocar dois projetos de comunicação com repercussão mundial, um projeto de educação para a população, pra abandonar no meio do caminho e me candidatar? Esta missão é muito mais bonita. Olha só: dos três projetos, dois são projetos de comunicação que vão ampliar o acesso das pessoas à possibilidade de se moverem e saírem da merda, com humor, acidez, responsabilidade e muita verdade. E outro já é o maior movimento de encontro de mentes criativas e empreendedoras do Brasil. E eu não faço isso porque tô à toa, porque vocês sabem como todo o meu trabalho é árduo. O projeto Mães do Brasil move tanto por tantas mulheres e temos uma cadeia de acolhimento absurdamente grande, além do meu canal, da minha família, das minhas marcas, enfim. Não é sobre trabalho, é sobre servir, doar nossa habilidade para uma causa.

 

Você pode nos dizer quando estes projetos estreiam?

Sim, um deles já estreou, que é o meu programa de entrevistas no canal de TV da Rádio Jovem Pan News. Aliás, tá fresquinho ainda, estreei no meio de um feriado entrevistando Supla, que eu não conhecia. O que vale é que sempre somo experiências por onde passo e essa é mais uma delas. Sobre o outro projeto só posso falar que estará no ar em 2022 de maneira completamente ousada, algo diferente de tudo o que vocês já viram na televisão. Até por conta da grandiosidade dele e dos nomes que o envolvem, eu não posso falar quase nada… Só adianto que consegui reunir grandes nomes (empresários exemplares e milionários) a educadores, conteudistas, personalidades e influenciadores em diversas áreas, para um bate papo inusitado, recheado de dicas valiosas e plenamente aplicáveis no dia a dia. Eita, pronto, já falei demais… Em 2022 todos os projetos estarão no ar! Mal posso ver a hora de tudo estar rodando, mas a ansiedade mata o efeito! O importante é todos saberem que tudo está sendo feito com coração e raça, como tudo na minha vida.

 

O poder da opinião que magnetiza

Através das redes sociais, Fontenelle é constantemente atacada por sempre falar o que pensa. “Posso dizer que sou ameaçada quase que diariamente, estamos vivendo momentos sombrios no executivo, no legislativo, no judiciário. As pessoas estão adoecidas, inflamadas. Espero que essa fase tensa passe logo, e não, não tenho medo”, fala. Por ser uma das poucas celebridades que expõe abertamente sua opinião política, ela também exerce respeito e medo, ao mesmo tempo. Acredite!

 

Nascida em Brasília, Antonia mudou-se para o Rio de Janeiro aos 18 anos para investir no sonho de uma carreira como atriz e estreou na TV com uma participação em “A Diarista”. Foi casada com o ator Fernando Almeida, com quem teve Samuel, viveu uma linda história de amor com o diretor Marcos Paulo, falecido em 2012. Foi casada também com Jonathan Costa, com quem teve Salvattore e hoje namora o cantor e ator Shia mais novo que ela, que está rodando o filme “Contravenção” no qual viverá um dos protagonistas.

Intensa, ela é completamente envolvida em tudo que faz e não poderia ser diferente sobre a administração e apresentação de seus canais no Youtube. No formato online ela levanta discussões acaloradas com personalidades mais polêmicas ainda. Aliás, o “Na Lata” foi premiado em Nova Iorque pelo Portuguese Brazilian Awards, já que o canal conta com mais de 2,3 milhões de inscritos e entre os entrevistados estão o presidente Jair Bolsonaro, Damares Alves, Thammy Miranda, Danilo Gentili, Leo Dias, entre outros, e está em plena expansão. O canal virou uma grande Rede com outros títulos, como o “Na Lata Store”, onde Antônia vende seus produtos, o “Na Lata com Antonia” que traz vídeos inéditos de segunda à sexta, o na “Recorte na Lata”, que acabou de ser criado e traz uma prévia das melhores entrevistas, geralmente as mais polêmicas e o “Na Lata Kids” que é um canal infantil todo de cunho educacional, voltado para crianças, no qual a Youtuber busca patrocínio.

 

Além de dar andamento na produção e direção do filme que contará a história de Gretchen, que está em fase burocrática de préprodução, acaba de lançar uma linha de cosméticos em parceria com a Vonshér. “Fiquei meses experimentando os produtos pessoalmente e afirmo que lancei uma linha revolucionária pra mulherada. O comércio on-line só cresce e a linha de cosméticos será vendida também em farmácias e lojas de departamentos”, antecipa. Sobre a polêmica em torno da herança de Marcos Paulo, Antonia que nunca foge dos assuntos que é questionada, esclarece: “O óbvio aconteceu, a justiça me reconheceu como herdeira do meu marido, já foi martelado, não tem volta. Não recebi ainda porque o inventariante João Paulo Lins e Silva não presta conta dos bens de forma precisa, e enquanto ele e a Mariana (segunda filha do Marcos) que esteve no início como inventariante não prestarem conta de tudo essa divisão não será feita. Eu falo desde o início, eu não era uma putinha do Marcos Paulo, eu era esposa e sócia, sei onde estava cada centavo e vão ter que prestar conta corretamente. Enquanto isso não acontecer eu não recebo e elas também não. A letargia da justiça é algo que precisa ser revisto com muita urgência”, desabafa.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias