Por: Renata Rode
Fotos: Leo Zamboni e Luisa Ananias
Ela começou a trabalhar aos 15 anos de idade, e sua humildade e coração são tão grandes quanto sua altura. Quem convive com Ana Hickmann está acostumado com sua doçura e bom humor diários. Eu mesma, que trabalhei com ela no Programa da Tarde na Record TV durante quatro anos, senti na pele o que é estar perto de uma mulher que é puro exemplo de profissionalismo, mãe, apresentadora, empresária, pessoa e artista.
Em seus recentes relatos sobre o que espera de 2025, a loira é enfática: “Comecei a reprogramar minha vida desde o ano passado, porque um dia pretendo ter mais tempo para curtir um pouco mais, trabalhando um pouco menos. Quero viver com leveza, esse é meu objetivo. Eu amo o que faço, de verdade, e a partir de agora resolvi que vou cuidar mais de mim. Antes, quando morava em Itu, acordava cedo para enfrentar o trânsito e trabalhar. Agora, morando em São Paulo, acordo cedo para malhar e tomar café com meu filho, levo ele todos os dias para a escola, e isso não tem preço”, declara.
Depois da separação que ocorreu no fim de 2023 após uma agressão por parte do ex-marido, amplamente divulgada pela mídia, a artista se transformou meio que na voz das mulheres contra a violência doméstica e refez sua vida mesmo sob os holofotes e em todos os sentidos. “Hoje sou administradora de todas as minhas marcas, da minha vida e do meu filho. Tenho tranquilidade pra falar porque eu assumi isso e estou reorganizando e readaptando, aprendendo e me descobrindo cada vez mais”, comenta.
Sempre que pode, Ana comparece a eventos para falar da superação e força, afinal, ela virou símbolo de que é possível sim sair e sobreviver a um relacionamento abusivo. “Ninguém está pronto para passar pelo que passei, nenhuma mulher quer ou espera isso. Aliás, depois do que vivenciei, percebi, mesmo surpresa, que infelizmente isso é algo que acontece de forma frequente e com muitas de nós. O mais importante de tudo, quando isso acontece com a gente, é entender que esse problema existe, que é algo real e que é preciso pedir ajuda”, fala emocionada.
Como muitas mulheres, a apresentadora declarou que foi “prisioneira de uma situação e dela mesma” porque quando estamos no olho do furacão não enxergamos os sinais. Tanto que ela ensina: “Se pudesse voltar no tempo e conversar com a Ana de 20 anos atrás, eu diria: guria, acredita no seu sexto sentido. Quando ele der um clique, confia. Segue seus sentimentos e intuição, acredite no que você sente mesmo que as pessoas digam que não é certo. Respeite-se e se ouça. A vida e o sexto sentido nos avisa, o tempo todo. É preciso saber ouvir e enxergar para encarar de frente o problema e resolvê-lo, porque se você ficar ali, tudo só vai piorar”.
Aos 44 anos que acabou de completar, Ana consegue perceber a transformação pela qual passou nos últimos anos. “Com o tsunami que vivi, redescobri algumas coisas. Como já falei, o que aconteceu comigo nem eu nem qualquer outra mulher estaria preparada para enfrentar. Sempre amei desafios, mas o que houve comigo me provou que sou mais. Enfrentar isso me provou e prova a cada dia o quanto sou resiliente, forte e o quanto a vida tem de coisas boas para me mostrar. A vida não está ainda completamente organizada, mas vai ficar, e hoje tenho certeza disso”.
Vida profissional em alta e trabalho como sobrenome
Que ela não tem medo de desafios, sua própria história prova, afinal, tudo que conquistou foi com muito esforço e trabalho, sempre. “Cada período da minha vida teve uma sucessão de desafios, primeiro quando trabalhei como modelo e depois na TV, estar ao lado de Paulo Henrique Amorim em frente às câmeras pela primeira vez foi uma responsabilidade enorme, e nunca mais parei. E são tantas as realizações como empresária, artista, apresentadora e mulher que, se fosse destacar, diria que construir uma marca em um mundo corporativo como a que eu fiz é para poucos, hoje afirmo com todas as letras que quem transformou a história do licenciamento no Brasil fui eu, é claro, tendo e dando crédito a uma galera enorme que trabalha comigo, a minha equipe”.
Um dos objetivos como empreendedora este ano é levar a rede de franquias Além do Olhar para o exterior. “Eu desejo ir além, quero desbravar fronteiras e quem sabe ter uma sede nossa em solo americano? Ainda tenho muitos planos para as minhas marcas de produtos de moda e de beleza. Hoje, já estou nos Estados Unidos com dois produtos: os óculos Ana Hickmann Eyewear, em diferentes óticas, e com a Rommanel Joias. É uma equipe maravilhosa com venda em pontos e também que trabalha a venda porta a porta”, comenta.
Na TV, o Hoje em Dia, programa apresentado pela loira ao lado de Ticiane Pinheiro, Celso Zucatelli e Renata Alves, completa 19 anos, e ela faz 20 só de Record TV. Ao lado da filha da garota de Ipanema, recentemente ela gravou o Duelo Fashion, uma espécie de reality show de moda e beleza de quatro episódios, que foi ao ar ano passado. “A Record é um pedaço da minha vida, e eu faço o programa com muito carinho e dedicação diários. Devemos ter a segunda temporada do quadro sim este ano, e amei fazer porque ele mescla também comportamento, já que contamos as histórias de vida dos participantes. Amo trabalhar com a Tici e nos divertimos muito, aliás, toda equipe, Celso, Renata, enfim, e todo pessoal da técnica e produção”. A atração é realmente um dos carros chefes da emissora porque comemora índices de audiência e momentos únicos.
O amor está no ar: a volta por cima e o exemplo
Quando sofremos inclusive por alguma relação amorosa, tendemos a nos fechar e questionar sobre o ocorrido. Algumas mulheres erroneamente se fecham para sempre porque uma história não foi boa ou foi traumatizante, e o que aconteceu com Ana Hickmann vem só provar que o correto não é paralisar a vida ou desligar o coração: é preciso se permitir.
Como dizia nossa mestra Rita Lee, “doença de amor só cura com outro” e por força do destino, ela e o chef e apresentador Edu Guedes se reaproximaram em 2024 e, assim, da amizade de mais de 20 anos, nasceu o romance, que só continuou após aprovação dos filhos de ambos, Alezinho, filho de Ana, e Maria, filha de Edu. A felicidade é tamanha que ambos estão enlouquecidos com os preparativos do casamento que vai ocorrer ainda este ano. O casal optou por celebrar a união na Casa Gialla, fazenda de Edu Guedes localizada no interior de São Paulo.
Enquanto planeja o casamento, Ana também passou por uma grande mudança na vida pessoal: está morando com o noivo e os filhos. E, em suas redes sociais, compartilhou uma novidade: abriu sua loja de “desapegos”, onde está vendendo roupas e acessórios online, praticando a economia circular.
Canal do Youtube comemora mais de 2 milhões de seguidores
Comunicadora e ousada, Ana investe em diversas plataformas e no engajamento e, claro, faz desse espaço uma interação com os fãs e, como ela mesma diz, uma extensão de sua vida e casa. Em desafios, ela responde todo tipo de pergunta dos internautas como se fosse um bate-papo na sala de casa, em que só falta mesmo o cafezinho. “Quero ainda criar outras integrações como um podcast aqui e fazer mais viagens e entrevistas. Meu canal é um espaço que respira e vive junto comigo”.
Adepta assídua do mundo digital já há alguns anos, a comunicadora revela que começou tudo por brincadeira, mas profissionalizou os canais para transformá-los em trabalho. Quando perguntada sobre haters e interações não tão positivas, ela é enfática: “Aprendi a lidar com mensagens, comentários, publicações que fazem ao nosso respeito. Até porque, hoje, o jornalismo e a comunicação também são feitos através das redes sociais. Eu, graças a Deus, não tenho um número tão grande de haters. Pelo contrário, tenho pessoas que me ajudam, me impulsionam e me abraçam toda vez que preciso”.
A loira confessou durante uma das gravações que pretende vender sua casa em Itu, interior de São Paulo, e alguns outros imóveis da família. “A casa tem muito significado para mim, afinal é o símbolo de uma conquista e sonhos de uma menina que veio do interior do Rio Grande do Sul, mas a vida é feita de ciclos, e tenho certeza que ali será um local abençoado para uma próxima família”.
É claro que o local traz muitas lembranças boas, e mais positivas que negativas (quando lembramos que foi o palco da agressão sofrida por Ana). Aliás, durante uma carta aberta postada nas redes e em uma entrevista concedida a Mariana Kotscho no UOL, a apresentadora abriu o coração e disse que se sente injustiçada. “As pessoas tomam partido por questões ideológicas e muitas deixam de se apegar aos fatos já comprovados. A busca por justiça e direitos é legítima, mas sinto que como mulher, sou descredibilizada diversas vezes. Seja porque fiquei tantos anos casada com meu agressor, seja porque denunciei o pai do meu filho, ou porque iniciei um novo relacionamento antes do que as pessoas encaram como o tempo certo para isso acontecer. São infinitas razões que algumas pessoas tentam encontrar para invalidar a minha história”, desabafou.
Em um relato emocionante nas redes, Ana afirma que seu agressor continua praticando as agressões diariamente, já que ainda divulga notícias falsas sobre o que acontece no processo de divórcio, com o intuito de manipular a opinião pública contra ela. “O que eu posso dizer é que, mesmo quando a gente achar que a vida acabou, temos que olhar para frente, olhar para cima, agradecer a Deus porque a gente pode acordar todo dia, a gente está viva, a gente pode recomeçar. Na vida, a gente tem que se dar chance para recomeçar, e foi o que eu fiz. Ainda enfrento muitos problemas, e que vão existir por algum tempo, e está tudo bem. Vou enfrentá-los de cabeça erguida, porque decidi recomeçar. É triste ver que, infelizmente, no Brasil, a lei é branda com relação à proteção das mulheres, e que eu sou obrigada a conviver com isso, dia após dia, parecendo que tenho que me justificar o tempo todo, sendo que a vítima sou eu. É lamentável”.
Quando a questionamos sobre um sonho que ainda não atingiu, ela rapidamente declara: “Sou pisciana, então sou eterna sonhadora. Eu sonho, mentalizo, busco conhecimento para realizar. Acho que sonho nos move, nos alimenta. Eu sonho com uma vida mais tranquila, com o dia do meu casamento, com as coisas que meu filho deseja pra ele, sonho em ver meu filho feliz, minha família feliz, e sonho em ter paz ao lado de quem amo”.