6 passos para a organização financeira da sua empresa

Ter um bom controle sobre as finanças é essencial para obter lucro e investir em melhorias, como a renovação da frota. Além disso, evita desequilíbrios e desperdícios. “Algumas atitudes básicas podem levar a uma administração financeira eficiente e organizada”, explica o assessor contábil e CEO da Sapri Consultoria, Cláudio Lasso. Para ajudar nessa tarefa, o especialista montou um guia com 6 dicas para os empreendedores:

– Faça um planejamento financeiro: o primeiro passo é colocar no papel todos os gastos e rendimentos da sua empresa. “É necessário definir um orçamento anual e começar a cortar gastos desnecessários. Possuir reservas e economias, não deixar pequenas despesas em segundo plano. E, sobretudo, conhecer bem seus prazos”.- Não misture contas pessoais e empresariais: isso vale para todos os empresários, independentemente da sua área de atuação. “Muito comum em pequenas empresas e empresas familiares, esse erro pode criar uma co-dependência entre as duas áreas. Além de ajudar no crescimento de todas as partes envolvidas, separar as contas ajuda na transparência financeira da empresa”.

– Mantenha o fluxo de caixa positivo: a boa administração do capital de giro é imprescindível. “Saiba administrar seu capital de giro. Analisar o fluxo de caixa e prever um crescimento ao longo do tempo é essencial para antecipar e lidar com problemas futuros. Se possível, planeje um fluxo de caixa suficiente para 6 meses de operação, no mínimo. Além de útil durante períodos de sazonalidade, será importante para momentos de crise, como a vivida durante a pandemia do coronavírus”. – Tenha um bom sistema de gestão: “Além da gestão de fornecedores e de pessoal, a gestão de rotas e cargas também necessita de atenção. As soluções tecnológicas podem ajudar nessa etapa da gestão. Gerando mais segurança de que motorista, caminhão e carga chegarão ao seu destino sem grandes problemas, com o menor custo necessário para sua operação”.

– Tome cuidado com limites de crédito e dívidas: o CEO da Sapri Consultoria diz que é comum a utilização de empréstimos e financiamentos na gestão de empresas de transporte. “Os gastos para renovação de frota, por exemplo, são muito altos. É muito importante estar atento às dívidas junto às instituições financeiras e de tributos. Juros e multas podem ser um problema se houver atrasos na quitação das dívidas. Aqui, o ideal é você planejar com antecedência seus investimentos de expansão, e buscar instituições financeiras que te proporcionem crédito a baixos juros e condições flexíveis”.

– Busque apoio especializado: ter uma boa assessoria contábil é de suma importância para a organização financeira da sua empresa. “Além de entender a legislação tributária e manter a empresa dentro dos parâmetros legais, o profissional adequado fará a melhor organização das contas. Assim, mantendo em dia a saúde do seu negócio”.