Como cuidar de cabelos porosos?

Por Claus Pita

O correto é focar nos cuidados da Fisiologia Capilar (couro cabeludo e fios). É preciso ressaltar que o equilíbrio entre a umidade e as proteínas é a chave para a saúde dos fios. Cabelos porosos exigem um cuidado especial para manter sua saúde e beleza. A porosidade é uma condição em que os fios apresentam dificuldade em reter umidade, resultando em cabelos secos, quebradiços e opacos. É necessário cuidar da nutrição e hidratação interna e externa, com boa alimentação, sono de qualidade, boa gestão emocional, atividade física regular, umectação e proteínas. As proteínas são essenciais para fortalecer a estrutura do cabelo, enquanto a umidade é crucial para mantê-los hidratados. 

Aqui estão algumas dicas fundamentais para cuidar de cabelos porosos em casa, mas isso não dispensa seus cuidados profundos com um bom profissional especialista em tratamento capilar. 

Reconstrução capilar: devolvendo a proteína perdida

Para cabelos porosos, a reconstrução capilar e uso de óleos vegetais é um tratamento indispensável. Este processo ajuda a repor a queratina, mas dê preferência para queratina hidrolisada e outras proteínas que a fibra capilar, especialmente devido ao uso frequente de produtos químicos, colorações e ferramentas de calor. A reconstrução fortalece os fios, devolvendo a resistência e prevenindo quebras.

Invista em produtos com óleos vegetais e manteigas

Óleos como o de karitê, rícino, oliva, girassol, óleos vegetais e nunca usar óleo industrial para tratar a porosidade da fibra são grandes aliados na recuperação de cabelos porosos. Esses ingredientes naturais ajudam a repor os lipídios da fibra capilar e couro cabeludo, ou seja, a oleosidade que o cabelo e couro cabeludo precisam para proteção e beleza, devolvendo a sedosidade. Além disso, esses produtos contribuem para fortalecer o cabelo, tornando-o menos suscetível a danos.

Máscaras de tratamento: um alívio para os fios

As máscaras de tratamento são essenciais na rotina de quem possui cabelos porosos. Elas ajudam a reparar a estrutura dos fios, proporcionando maciez, brilho e força. O uso regular de máscaras específicas para hidratação e nutrição pode transformar a textura do cabelo, deixando-o mais saudável e bonito.

Evite ferramentas de calor

Secadores, chapinhas e modeladores de cachos podem agravar a porosidade dos fios. O calor excessivo danifica a cutícula do cabelo, tornando-o ainda mais seco e frágil. Se o uso dessas ferramentas for indispensável, é crucial aplicar um protetor térmico antes de usá-las e limitar a frequência do seu uso. A terapia capilar também é outro aliado para fios saudáveis. 

Cronograma capilar: organização para a saúde dos fios 

Criar e seguir um cronograma capilar é uma estratégia eficaz para recuperar a saúde dos cabelos porosos. Esse cronograma deve incluir etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, de acordo com as necessidades específicas dos fios. O planejamento adequado ajuda a repor os nutrientes necessários, revitalizando os cabelos e devolvendo-lhes o brilho natural.

Corte: quando a melhor solução é aparar

Se os fios estiverem muito danificados, especialmente nas pontas, a melhor solução pode ser um corte. Aparar as pontas ressecadas e quebradiças ajuda a evitar que os danos se espalhem pelo comprimento do cabelo, promovendo um crescimento mais saudável e forte. Uma dica super importante é o corte bordado, que remove as pontas duplas que o cabelo poroso desenvolve com a fragilidade dos fios.

Cuidar de cabelos porosos requer paciência e dedicação, mas com as estratégias certas, é possível transformar fios frágeis e opacos em um cabelo saudável, brilhante e cheio de vida.


Dica de ouro: seu cabelo não tem química, está com a coloração natural, mesmo assim está poroso e frágil? Invista em vitaminas via oral como ferro, vitamina D, vitamina C e várias outras e procure sempre um profissional para entender qual é a melhor combinação de suplementação adequada a seu caso!

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias