A celulite é um evento inflamatório (acúmulo de gordura), acometido por fatores genéticos, hormonais e estilo de vida, que causam alteração no tecido adiposo e subcutâneo, formando deformações na pele, que chamamos de efeito “casca de laranja”. Seu aparecimento pode piorar devido a hábitos como excesso de álcool, sedentarismo, tabagismo, estresse, alimentação com alto teor de gordura, uso de anticoncepcional, gravidez, climatério, tireoidite e questões circulatórias.
O que fazer para diminuir o surgimento da celulite?
– Se você tem a predisposição genética, deve evitar os hábitos que potencializam o problema. Assim, priorize alimentos proteicos (com baixo teor de gordura), alimentos fonte de vitamina C e B12, além de alimentos com fonte de fibras; faça hidratação e suplementação com ômega 3;
– Invista no treino de força para aumentar a massa muscular e diminuir gordura;
– Faça um exame geral sanguíneo e vascular a fim de avaliar questões hormonais, hepáticas, anemias, tireoidites, venosa, linfática, resistência insulina e diabetes dentre outros.
A intensidade do quadro pode variar de um a quatro, sendo importante manter uma rotina de exercícios físicos e dieta equilibrada para evitar a retenção de gordura e líquidos que favorecem a aparência inestética, além de procedimentos estéticos, como:
Drenagem linfática manual: movimentos que exercem pressão e estimulam a circulação, aliviam o inchaço, facilitam o metabolismo da gordura e contribuem para fortalecer os músculos. O método é indicado como prevenção e para tratamento do primeiro grau da celulite, quando as ondulações só podem ser observadas ao apertar a pele.
Radiofrequência microagulhada (MORPHEUS): tecnologia agulhada aprovada pela Anvisa que estimula colágeno de dentro para fora auxiliando no tratamento da celulite, estrias, gordura localizada e flacidez. Com esse tratamento, é possível tratar simultaneamente gordura subcutânea, tecido conjuntivo e derme usando calor, com microagulhas revestidas em ouro, que penetram na pele.
Endolaser: é um procedimento realizado por meio de uma tecnologia a laser de diodo. Aplicado por uma fibra óptica introduzida sob a pele, é um dos principais procedimentos para tratar gordura localizada e flacidez.
Enzimas e carboxiterapia: esta técnica avançada quebra células de gordura teimosas e promove a produção de colágeno, resultando em uma pele revitalizada e contornos mais definidos.