Tempo, tempo, tempo: és um dos deuses mais lindos

Na astrologia temos um planeta que rege o tempo, as estruturas, a maturidade e a responsabilidade. Esse planeta é Saturno, considerado por muitos um maléfico. E por que ele é tão temido? Porque ele impõe normas e sabemos que as regras existem para serem seguidas, porém, as coisas precisam de tempo para se realizar e quando não cumprimos essas normas, ele simplesmente nos restringe de forma severa. Sabe aquele projeto que não anda? Você tenta, tenta e nada…ou uma área da vida que vive travada, por mais que se tente não vai? Então, é isso.

E por que isso acontece? Porque estamos fazendo da forma errada, sem alicerce, tentamos a todo custo algo totalmente fora do que o planeta pede na sua vida… Imagine uma situação: que você veio para adquirir riquezas, montar empresas e empregar muita gente, porém você acaba optando por ser artista e não se preocupa com essas questões de dinheiro e patrimônio: vai emperrar.

Até que corrija a rota, vai emperrar. Nada impede que faça o que seu coração ama, porém as obrigações terão que vir em primeiro lugar, onde temos Saturno no mapa dói, e quando finalmente vem o entendimento de como deve ser feito, aí existe um crescimento lento, porém consistente e real.

Saturno é o planeta regente do signo de Capricórnio e co-regente do signo de Aquário. Nem sempre ele vai estar domiciliado nesses dois signos no seu mapa natal e cada casa (setor) do mapa traz um tipo de desafio, um assunto pra ser aprendido e executado durante a vida!
Saturno é o amadurecimento, a responsabilidade e a velhice que pode ser plena e abundante se conseguirmos vencer
os desafios ou pode ser de penúria se formos rebeldes.

E por que estou falando sobre isso? Porque todo ano temos uma chance de revisar essa área da nossa vida e fazer os ajustes necessários para as coisas caminharem de uma forma tranquila e essa chance é quando esse planeta fica retrógrado e isso está acontecendo nesse momento e vai durar até outubro (de 04/06 a 23/10/2022).

A cada ano, ele fica retrógrado por volta de quatro meses e meio. Ao realizar esse movimento, Saturno indica aborrecimentos, impõe um ritmo mais lento aos interesses, traz restrições, atrasos e limitações, especialmente no aspecto profissional. Expectativas podem ser frustradas e ninguém deve ficar a espera de milagres na época de Saturno retrógrado. É preciso agir com perseverança, juízo e foco nos compromissos ou perdas que possam ocorrer. Desafios marcam presença nessa fase e Saturno retrógrado faz acordar para a realidade da vida.

Que tal aproveitar essa retrogradação e fazer seu mapa astral? Investir em autoconhecimento e entender oque Saturno pede na sua vida? Te espero no instagram @mfernandapalhares

Por Fernanda Palhares
Jornalista, radialista, astróloga e terapeuta integrativa.
Autora dos ebooks “Decifrando os Signos” e palestrante de Astrologia
@mfernandapalhares