Que a Couromoda, maior evento do setor calçadista brasileiro serve como termômetro do mercado, todo mundo sabe. Porém, na edição de 2022, a tecnologia foi grande aliada com a promessa de mudar o varejo nacional. A feira foi palco da nova edição do projeto Varejo Tech Store, loja conceito que apresentou aos visitantes, em especial lojistas, diversas soluções especializadas na gestão do varejo de moda. Resultado da parceria de sucesso entre a Data System e a Couromoda, o projeto teve como tema “Experiência omnichannel para seus clientes – Transformação, crescimento e resultado positivo para lojas de calçados e roupas”. As 16 empresas selecionadas para participação no projeto têm expertise e cases de mercado que comprovam como têm impactado positivamente os resultados dos negócios, proporcionado experiências integradas. Ou seja, varejo e tecnologia, mais do que nunca, caminham juntos. Trata-se de uma estrutura simulando uma operação de loja. A iniciativa contou, ainda, com móveis, estratégia de visual merchandising e tecnologias de frente de loja e retaguarda.
Das soluções presentes, destacaram-se o PDV 4.0 (sistema de gestão), o Business Intelligence (coleta de dados essenciais para que o lojista tenha acesso às informações para agilizar a tomada de decisão), a plataforma de e-commerce, além de aplicativos móveis, espelho interativo, crediário digital, lista da vez digital e pagamentos digitais. “Garantir uma experiência memorável para o cliente e garantir o lucro são pontos essenciais para manter as lojas do varejo de moda saudáveis. Estamos otimistas e animados com a retomada, e aproveitamos muito a oportunidade de poder conversar frente a frente com os lojistas sobre os desafios do varejo”, comenta Alex Marques, diretor comercial da Data System.
Vale ressaltar que os parceiros oficiais do projeto são: VTEX, Meu Crediário, Principia, Skytef, Elgin, Shipay, ICX Labs, Indeva, Original, Purchase, Falando de Loja, Fibrasil e Immergut. Na primeira edição do projeto Varejo Tech Store, realizada na Couromoda 2020 mais de 600 lojistas, dos mais diversos portes e de todos as regiões do Brasil, visitaram o espaço. Este ano o número aumentou já que muitos renderam-se com mais facilidade aos encantos da tecnologia devido ao isolamento social. “Não dá pra negar: a pandemia acelerou o processo de digitalização do varejo. Desta forma, o varejista pós-pandemia tem a necessidade de administrar diferentes canais de vendas. com isso, o processo de integração é considerado o maior desafio. O período pandêmico também alarmou a necessidade de trazer uma experiência digital para o cliente ainda mais diferenciada e, como consequência, o varejo precisa proporcionar uma experiência de compra unificada. Por exemplo, antes, o cliente tinha acesso ao catálogo, mas tinha dificuldade de ver a disponibilidade do produto e fazer o pagamento sem ter muito atrito, além de ter que navegar por diferentes plataformas. Atualmente, uma tendência muito forte, principalmente para a Couromoda, é justamente essa integração, para gerar facilidade ao cliente, que pode acessar informações de maneira prática, como: disponibilidade, tamanho e realizar o pagamento sem entraves”, finaliza o executivo.