Sempre me perguntam o porquê eu fico refletindo sobre a vida, questões sociais e políticas, e por muitas vezes com ansiedade climática. Te digo que a ciência pode explicar nossa relação como indivíduo, ser social coabitando o mesmo planeta. A resposta está no estudo das interações e relações entre as espécies, conjunto de fatores, atitudes e interações que ocorrem entre os indivíduos que compõem os ecossistemas, as teias alimentares e o fluxo de energia. As relações ecológicas existentes entre as espécies são: Sociedade, Colônia, Competição e Canibalismo. A Sociedade é formada por seres da mesma espécie que apresentam um comportamento cooperativo, como por exemplo as abelhas que possuem hierarquia e funções definidas entre as operárias, os machos reprodutores e a rainha responsável com a nobre função de garantir as próximas gerações. Nos primatas existe a figura do macho alfa que defende o grupo e geralmente são os preferidos para reprodução. Estas associações entre indivíduos também podem ser classificadas em: associação familiar, social e gregária. Esta última, apresenta uma bela configuração com a dança dos cardumes de peixes e as aves migratórias, que viajam longas distâncias com paradas programadas para alimentação, reprodução e descanso. As Colônias são conhecidas quando os indivíduos se mantêm ligados anatomicamente, com uma linda barreira de corais que abriga várias espécies formando um ecossistema equilibrado. Agora temos as relações não tão benéficas, como a Competição e o Canibalismo. Elas geralmente aparecem nos locais onde os recursos de alimento e água são escassos e quando há lutas para conquista de território. Na natureza, muitas espécies de insetos e tubarões praticam o canibalismo.
Momento reflexão: como estas relações se aplicam à espécie humana? Somos seres sencientes com capacidade de repensar nossas relações ou somos ainda guiados pelos mesmos instintos dos nossos ancestrais?
Por Francis Saliba
Ecóloga/UNESP, consultora em gestão ambiental, licenciamento, resíduos, auditorias, elaboração de projetos, contratos e treinamentos
@francys_saliba