Treinar aeróbio antes ou depois do treino de musculação é uma das dúvidas mais comuns sobre a vida fitness hoje. Para Ronaldo Sousa, personal trainer, essa é uma divergência constante entre profissionais e alunos. “Primeiro, ao se montar uma periodização de treino, faça as seguintes perguntas a você mesmo: ‘para quem, para que e porque irei montar determinado treino’. Essas três questões nos dão clareza de começar a prescrição pois nela estão as características e objetivos de cada um, e cada caso é um caso”. É preciso sempre analisar alguns fatores e objetivos. De acordo com o especialista, tanto o treino de musculação quanto o aeróbio (cardiorrespiratório) são de extrema importância para a nossa saúde e qualidade de vida. “Referindo-se ao aeróbio antes ou depois da musculação, tudo vai depender das características de cada indivíduo e também as perguntas feitas e respondidas por nós profissionais da área, antes de periodizar uma planilha de treino”.
Se o objetivo do aluno for hipertrofia muscular, emagrecimento e definição muscular, o ideal é fazer o treinamento
aeróbio (cárdio) após o treino de musculação. O treinamento cardiorrespiratório tem suas características próprias:
é nele que se promove as capacidades de resistência cardiorrespiratória, resistência física, principalmente em exercícios que exijam uma longa duração de tempo contínuo. “O treino de musculação também tem as suas características próprias. Além de envolver muito da biomecânica e fisiologia, os praticantes de musculação, só pelo fato de já estarem praticando os
exercícios resistidos, já iniciam com esses benefícios; produção de miocinas, que são obtidas através da contração
muscular e são conhecidas pelos seus efeitos no sistema imunológico, agindo em oposição as citocinas pró inflamatórias, gerando com isso um efeito antiinflamatório promovendo benefícios em relação a doenças cardiovasculares, diabetes tipo (II), hipertensão arterial, algumas doenças autoimunes e até para alguns tipos de câncer”, ensina. Além dos benefícios já citados, também temos aumento da massa magra; emagrecimento, fortalecimento dos ossos; definição e harmonização corporal; melhora do condicionamento físico (RML) e melhora da saúde emocional.