Pensamentos, ideias, aspa: tudo em nome do conhecimento

Leila Abraham Loria e a coragem de percorrer novos caminhos
Tive outras oportunidades pelo caminho, mas as escolhas feitas moldaram minha trajetória. Percorrer caminhos desconhecidos não é uma opção fácil, mas costumo dizer que, no meio dos erros e dos aprendizados, precisamos destacar aquilo que fizemos com qualidade e paixão – esses feitos nos acompanham por toda a vida. Tenho uma filosofia que é a seguinte: na hora em que eu tomo uma decisão, está tomada. Não olho para trás. Não fico lamentando erros ou frustrações. Gosto de olhar para o futuro.

Lindalia Junqueira: luta a favor das mulheres
À medida que subia degraus mais altos profissionalmente, passei a perceber o tamanho da barreira, da exclusão, muitas vezes até de indiferença. A mentalidade era de que mulher “só podia chegar até aquele limite”. Nunca fui de “queimar sutiã”, no entanto diferenças salariais entre homens e mulheres, constrangimentos e assédios me fizeram perceber a importância de me unir a outras mulheres. Passei a integrar e apoiar vários movimentos e agora sou embaixadora do movimento “Global Women in Tech”.

Mariana Tolovi acredita na equidade de gênero faz a diferença
Essa vivência me traz a certeza de que, na busca pela equidade de gênero, homens são atores fundamentais dos avanços necessários para maior representatividade de mulheres nos ambientes de trabalho e na sociedade em geral. Como líder de sucesso, sinto a responsabilidade de apoiar o crescimento de outras mulheres. Me dedico com o mesmo afinco ao papel de incentivar e dar espaço para que homens participem deste avanço, ampliando suas presenças nos fóruns de discussão.

Rachel Maia e a diversidade levada a sério
Toda vez que eu chegava em alguma parte das empresas por onde já trabalhei, eu escutava: ‘Lá vem a Rachel falando de diversidade’. É sempre assim. É algo em que eu acredito e que já foi comprovado: uma empresa diversa é mais lucrativa. Então eu falo: se não fizer porque é certo, que se faça pelo ganho financeiro. Mas faça. É uma jornada, porém vimos que já aumentou o número de empresas buscando por diversidade e isso já me mantém otimista.”

Silvana Romagnole e o encontro do sentido da vida
Sempre encarei a vida como um desafio e, lógico, tive momentos difíceis, mas o desejo de escrever minha própria história foi maior. As fases boas e ruins sempre estarão presentes em nossas vidas e buscar formas de superar, de encontrar saídas, valorizar o que temos de positivo, encontrar nosso propósito de vida e principalmente dar sentido à nossa curta passagem por aqui.

Sonia Consiglio confirma: empresas estão de reinventando
Os conselhos estão se reinventando. Querem ser mais diversos e plurais, agregar novas competências e olhares. Há os mais avançados e os conservadores. Se você foi selecionada para qualquer um deles, que bom! É mais uma mulher a trazer sua contribuição ao mais alto nível de governança! Será fácil? Nem sempre. Muitas vezes você terá que disputar a fala porque os homens se sentem mais à vontade e se colocam com maior frequência e assertividade.

Trechos retirados do livro Mulheres no Conselho, da Editora Leader