Pizzaria da Mooca é sucesso de público com aposta em ingredientes de pequenos produtores e processo artesanal
Era entre jobs e outras entregas do mundo corporativo que Vinicius Braune amadurecia seu sonho de abrir um restaurante. Apaixonado por pães, ele ainda não sabia qual caminho seguir, até que foi apresentado por um amigo às pizzas napolitanas. “Fiquei maluco com essas pizzas e decidi estudar. Fiz alguns cursos e fui me apaixonando cada vez mais”, conta.
O sonho estava cada vez mais próximo de se tornar realidade, faltava apenas o conhecimento no mercado de Alimentos e Bebidas. Foi aí que Vinicius resolveu conversar com um casal de amigos expert no assunto. “Sempre admirei o Leandro e a Danielle Ferrari, afinal, eles fundaram o Lazy Park, um dos espaços gastronômicos mais descolados da Mooca, e decidi chamá-los”, conta.
Convite aceito, era hora de intensificar os testes. Com o conhecimento técnico de Leandro e Danielle, Vinícius começou a fazer alguns testes em sua casa, convidando amigos apaixonados por pizza. Deu certo e o público foi crescendo até o espaço ficar pequeno.
“Um dia, sem falar com meus sócios ou com minha esposa, decidi alugar um imóvel”, diz Vinícius, que investiu na ideia mesmo durante a pandemia. “Abrimos de porta fechada”, completa ele sobre o início em um período de restrições, em que o forte teve de ser o delivery.
Cada centímetro da Seu Basilico, fundada em 2021, foi planejado cuidadosamente. O menu traz pizzas italianas clássicas, criadas com base nos sabores tradicionais do País da Bota. “Nosso cardápio é um mix dos sabores mais clássicos napolitanos e de criações inspiradas em pratos italianos.”
Marguerita, Calabresa Artesanal e Mussarela são algumas das opções do cardápio, que tem ainda a Mortadela e Limone entre os sabores queridinhos dos clientes. Feita com mortadela italiana, fior di latte, limão-siciliano, pistache e manjericão, ela nasceu para ser sazonal, mas fez tanto sucesso que entrou para o menu fixo.
Em comum, todos os sabores são feitos a partir dos ingredientes de pequenos produtores, cuidadosamente
selecionados por Vinicius. “Isso é algo que não abro mão. Visitei cada um dos produtores para ter certeza de
que o processo era, não apenas artesanal, mas também natural, feito sem conservantes ou ingredientes
químicos”, explica o sócio da Seu Basilico.
O resultado é uma operação totalmente pensada para trabalhar com esses ingredientes. O planejamento, por
exemplo, é feito na ponta do lápis, pois os insumos não devem sobrar, visto que estragam mais rapidamente,
e nem faltar, afinal, não podem ser comprados em qualquer mercado. E foi justamente isso que deu a
Seu Basilico uma fama curiosa: a casa fecha quando os discos de pizza acabam, independentemente de que
horas sejam.
“Nossa massa é de longa fermentação e demora 48 horas para ficar pronta, além disso, os ingredientes
vêm de pequenos produtores. E a nossa ideia não é produzir em larga escala, então, temos uma quantidade
limitada de pizzas por noite. Tem vezes que fechamos à meia-noite, mas tem vezes que as pizzas acabam às 21
horas”, conta Vinicius.
A casa conta com público variado, que vai desde jovens até famílias com crianças e é também parada para a happy hour ou para quem busca um lanchinho no final do dia. “Das 18h às 19h, nós servimos as pizzetas no balcão. O mooquense adora pizza, mas não dá para comer uma inteira todos os dias, então temos essa opção que é menor – cabe na palma da mão – e que substitui uma coxinha ou uma esfi ha, por exemplo”, conta Vinicius que destaca ainda as pizzetas como ótimas companhias para os drinques.
Assim como o menu, a carta de drinques também aposta em receitas tradicionais, como negroni, boulevardier, Ramazzotti e Aperol. E os vinhos seguem o mesmo cuidado com a qualidade: são apenas cinco rótulos disponíveis, todos nacionais, de produções familiares, sem químicos e feitos com uvas colhidas à mão.
Por fim, vale destacar o ambiente. Vinicius Braune fez questão de que o espaço fosse todo aberto, assim o cliente consegue acompanhar a preparação das receitas e se sentir em casa. Falando nisso, é também de casa que vem os itens de decoração.
“Os espelhos eram da minha avó, alguns copos foram do casamento da minha sogra e outros itens são das famílias dos meus sócios”, conta ele, que ainda garimpou cadeiras escolares antigas e lustres retrôs para dar o toque final ao ambiente que conta também com a parede descascada. “Acreditamos na história. Essa parede tem vida, assim como o resto da decoração e isso traz aconchego ao nosso espaço.”
Seo Basilico
Rua Madre de Deus, 379 – Mooca
Horário de funcionamento: Quarta, quinta e domingo: das 18h às 22h30; sexta e sábado: das 18h às 23h.
Delivery próprio ou retirada: (11) 2606-6247
30 lugares. Reservas somente até as 19h.
Instagram: @seobasilico