Os hormônios, a cura e nossa pele

Os hormônios atuam de diversas maneiras no organismo, influenciando desde as emoções, a sensibilidade até o desenvolvimento reprodutor e outras mudanças corporais. Os hormônios podem ser definidos como substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos. Esses produtos são secretados pela glândula na própria corrente sanguínea e seguem até o seu alvo, onde se ligam a receptores específicos, desencadeando o funcionamento daquele
tecido ou órgão.

É importante salientar que, como os hormônios ligam-se a receptores no seu local alvo, não influenciam qualquer tipo de célula. Isso quer dizer que um hormônio pode circular na corrente sanguínea sem atrapalhar o funcionamento de outras células. Ao longo da vida, as quantidades dos hormônios se alteram significativamente, trazendo modificações no comportamento, no corpo e no metabolismo. Os hormônios atuam de diversas maneiras no organismo, influenciando desde as emoções, a sensibilidade até o desenvolvimento reprodutor e outras mudanças corporais.

Porque estamos falando de hormônios? Porque eles fazem parte de nosso sistema, do nosso copo, e nossa pele está inegavelmente relacionada à nossa saúde como um todo, sendo muitas vezes um espelho para aquilo que acontece dentro da gente. Essa visão integrativa que a dermatologia natural tem de nosso corpo é, no entanto, algo que ainda é raro de se encontrar na visão de médica clássica.

A ideia de que para tratar algo em nossa pele é necessário apenas receitar dermocosméticos acaba ignorando outros problemas subjacentes àquele sintoma, fazendo por vezes o tratamento ser paliativo e nunca chegar à cura desejada.

Dentro da visão integrativa preciso olhar além e sobre vários pontos de vista, e inclusive conscientizar o paciente sobre isto também; para que ele possa compreender seu processo e participar do seu tratamento e sua resolução. Precisamos compreender que a maioria dos problemas de pele são sinais do nosso organismo nos mostrando que nossa saúde não está indo tão bem quanto imaginamos.

Nossa pele é um reflexo da saúde dos nossos órgãos internos, que podem estar sobrecarregados estressando
nosso sistema imunológico e consequentemente a pele.

Por Dra. Flávia Maklouf
Dermatologia Integrativa e estética, CRM. 115.181
Clínica AngioSkincare
@flaviamaklouf.dermato

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias