O Poder de uma História

A experiência em RH que rendeu frutos e resultados em empresas renomadas mundo afora

Nada menos que mais de 20 anos de know-how em Recursos Humanos fizeram da trajetória de vida de Gabrielle Botelho, um exemplo. A especialista que atualmente trabalha na CGG, onde acumula às funções de Head Global de ID&E e Diretora de RH LATAM tem muito a contar e ensinar. Tanto que em meio a uma rotina exaustiva de responsabilidades, nos concedeu uma entrevista exclusiva que você acompanha, agora.

Que lição de vida você daria para alguém que te admira ou se espelha em você?
Eu acredito que cada pessoa carrega um potencial imenso e único de realização e conquistas. Acredito que somos capazes de realizar grandes feitos. Contudo somos ensinados desde a infância, por familiares, pela competição no mercado de trabalho, e através dos obstáculos que a sociedade nos impõe, a duvidar de nossa capacidade. E muitas vezes podemos pensar que “não somos bons o suficiente”. Eu mesma já duvidei muito de mim e me questionei durante muito tempo. Mas através da minha persistência e dedicação, aos poucos fui desconstruindo essa crença irracional. E hoje, ao invés de me questionar, eu me desafio a fazer melhor e a evoluir mais e mais a cada dia. Então, a lição de vida que gostaria de deixar, é: Jamais duvide de si mesmo. Persista, mesmo na adversidade. Você receberá muitos “nãos”, então faça deles um trampolim que te impulsiona a superar as dificuldades. Acredite em você!

Você se imaginou chegando no patamar que está em sua carreira?
Sempre fui ambiciosa em termos de aprendizado, desenvolvimento e profissionalmente falando. Busco crescimento constante e a pergunta que me faço depois de conquistar algo é: “E agora? Qual o próximo desafio?” A mudança me faz bem, a dinâmica do movimento me inspira e aguça ainda mais minha curiosidade. Assim fui experimentando, mudando, e me desafiando ao longo da minha carreira, o que me fez crescer e alcançar as posições que tenho hoje. Mas com certeza, assumir a posição de Head Global de Inclusão e Diversidade na CGG, me fez e faz muito feliz. Pois essa posição não é só minha, ela abre portas para outras mulheres, pois deixa claro que uma mulher latina, que mora no Brasil, pode sim, ser competente o bastante, para assumir uma posição Global.

Nunca me imaginei chegando a esse patamar, mas sempre desejei muito isso, e sinto uma força gigante, que me impulsiona a seguir sempre. Então de certa forma, sentia que era é uma questão de tempo para eu realizar esse sonho, mas a espera, muitas vezes foi angustiante. Por isso a importância de persistir, sempre!

O que fez diferença em questão de valores que aprendeu na infância por exemplo, que aplica até hoje inclusive no mundo corporativo?
Meus heróis eram de carne e osso, meu pai e minha mãe, foram e são minha grande inspiração. Do meu pai herdei minha determinação, força, meu ímpeto em querer sempre mais. Minha mãe me ensinou o que é cuidar, foi com ela que aprendi o verdadeiro significado da palavra “doação” e a acreditar e confiar em mim mesma. Com certeza essas são características e valores que me ajudam e guiam em todos os momentos da minha vida.

O que você pode apresentar sobre inovação?
Na minha perspectiva, a inovação, vai muito além de criar e adotar novas tecnologias, pois estamos falando de uma mudança na forma de pensar e agir das pessoas, uma mudança de visão de mundo e de modelo mental. Atualmente, as organizações têm em sua força de trabalho, pela primeira vez na história, cinco gerações diferentes trabalhando juntas (Baby boomers, Gen X, Millennials, Gen Z e a Gen Alpha), e isso traz uma enorme complexidade para o ambiente organizacional. Nesse cenário, a grande mudança que as organizações precisam fazer é na forma de pensar. Precisamos nos questionar sobre o quanto estamos dispostos a sair da nossa zona de conforto, de nos reinventarmos ao longo da nossa história. Além disso o quanto, estamos abertos a aprender continuadamente, é isso que fará nossa capacidade de inovar se expandir.

Que legado você quer deixar?
Eu quero que muitas outras mulheres conquistem seus espaços de fala, tenham posições de destaque em suas organizações e consigam ter a carreira que sempre sonharam. Meu legado é ajudar mais mulheres a chegarem onde eu consegui chegar. Compartilhando o conhecimento que adquiri ao longo dos meus quase 20 anos de carreira, e também ajudando a abrir portas, para essas mulheres. Por isso o livro, Mulheres na Energia, do qual tenho orgulho de ser coordenadora, é tão significativo e importante para mim. Ele tem o objetivo de dar voz e de compartilhar o conhecimento de mulheres que conseguiram construir suas carreiras através de muita luta e dedicação. Esse livro traz exemplos concretos e por isso serve de inspiração para outras mulheres ingressarem no mercado de trabalho. Pois sim, nós podemos e vamos conquistar uma carreira de sucesso.

Fotos: Divulgação

Por Andréia Roma
CEO da Editora Leader, idealizadora de várias iniciativas, coordenadora de centenas de publicações e também influencer editorial @editoraleader

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias