Há 8 anos à frente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Sandra Martinelli tem muito a comemorar, afinal são vários feitos nos 39 anos de carreira no marketing com passagens extraordinárias por empresas renomadas no Brasil e no mundo. Recentemente, a executiva foi reeleita membro do WFA Executive Committee, durante a WFA Global Marketer Week, que aconteceu em abril em Istanbul. “Tenho a honra de ser ter sido reeleita pela 9ª vez consecutivamente, como membro do WFA Executive Committee, e em nome da Diretoria e Conselho da ABA e de nossos 130 associados, poder dar voz ao Brasil neste grupo. A missão é ainda mais especial neste momento, com os desafios que estamos enfrentando e com a responsabilidade com que temos de buscar caminhos para anunciantes e, consequentemente, para todo o mercado publicitário global”, reflete. A mineira de Poços de Caldas tem MBA pela Dom Cabral; pós-graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM,
e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas. A boa bagagem, aliada ao trabalho estratégico e visionário, faz da profissional um dos grandes nomes do mercado brasileiro de Marketing e Comunicação. Para ela, o mais importante é procurar fazer o que amamos. “Porque só assim, colocando amor em tudo o que fazemos, será genuíno. Construí minha carreira com muito estudo, amor e dedicação, o que me faz ser grata por toda minha jornada não somente por onde estou hoje, mas por cada lugar por onde passei, aprendendo muito e deixando meu legado. E isso é gratificante”. A paixão por lidar com pessoas foi o ativo que rendeu experiência na área de atendimento de grandes corporações. “Se eu pudesse definir em poucas palavras minha jornada profissional, diria que ela é pautada na humildade em aprender, em buscar dividir tempo e conhecimento, no amor e compaixão pelas pessoas, no prazer genuíno em desenvolver pessoas, no respeito à diversidade, no relacionamento saudável no ambiente profissional, na parceria com colaboradores, fornecedores, pares e líderes, e tudo isso aliado à proatividade e resultados. Sempre tive um interesse genuíno pelas
pessoas e, por isso, sempre trabalhei para me desenvolver e também desenvolver meus times”.
Na ABA, Martinelli consolida o propósito da entidade: “Objetivamos sempre o protagonismo colaborativo e entendemos nossa responsabilidade de divulgar e estimular iniciativas inspiradoras para apoiar as lideranças do mercado de marketing para que estejam em constante evolução e atuantes, em prol de uma sociedade mais consciente e responsável, assim como entendemos também a nossa necessidade de evolução constante como entidade”, define. Em uma entrevista exclusiva à Infomente, Sandra Martinelli falou um pouco mais sobre o cenário atual da ABA e sua importância diante dos desafios encontrados pelas empresas hoje.
Como você enxerga o papel da ABA hoje no mercado publicitário e o que mudou ao longo dos 8 anos em que você está à frente da entidade?
A ABA é a única entidade brasileira que representa e conecta anunciantes nacionais e globais e nesses oito anos como presidente-executiva da entidade, quis trazer uma nova visão de futuro para continuar a disseminação e implementação do propósito e impacto que a ABA tinha no mercado, mas com uma estratégia renovada, inovadora, alinhada com nossa própria evolução. Hoje, com seu propósito de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, ABA ocupa um lugar único de influência, coordenação, liderança e engajamento, ajudando a impulsionar as empresas associadas e o mercado, em direção à excelência e às melhores práticas do marketing e da comunicação. Acreditamos no propósito transformacional, aquele que é praticado e não apenas escrito, e que contribui para uma sociedade sustentável e mais justa. E apoiamos uma jornada de transformação amparada por uma cultura forte, líderes genuínos e inspiradores, e times empoderados. O ABA’s Team, membros de nossa gestão e eu, fomos transformados juntos à ABA. Precisamos acreditar nesse propósito para pautar nosso trabalho e nossa caminhada.
Como a ABA fomenta as boas práticas e tendências aos seus associados e ao mercado?
Estamos alinhados à nossa “nave mãe”, WFA – World Federation of Advertisers, da qual a ABA é filiada e eu sou membro de seu Executive Committee há 9 anos consecutivos, e pautados pelos desafios e dinâmicas da contemporaneidade e as demandas da sociedade e do consumo, apoiando nossos associados e profissionais do mercado em torno das melhores práticas para uma publicidade ética e responsável, principalmente, diante da evolução do digital. Nossos temas estratégicos são trabalhados em 9 Comitês e 4 GTs, além de publicações, como guias e livros. Este ano lançaremos 4 guias e, em 30 de maio, nosso 10º livro em parceria com a Editora Leader: “Advocacy ABA: defesa permanente da liberdade de expressão e da autorregulamentação na publicidade”. Como fruto dessa parceria, ao longo
dos últimos 5 anos, já publicamos 9 livros de temas de extrema relevância ao mercado, como “Reputação, os consumidores compram reputação e não produtos”; “Reflexões, Diversidade & Inclusão”; e “Conectados, por dentro do Brand Safety”. Nosso calendário este ano contempla ainda cinco grandes eventos, o ABA SXSW Insights, by GoAd, realizado em 4 de abril, o ABA Cannes Insights, by GoAd, em 27 de julho, o Branding@ABA & Grupo Record, em 30 de agosto, o ENA, com cocuradoria da Kantar, nossa parceira estratégica, em 27 de setembro, e o ABA Summit, em 31 de outubro. Acreditamos na
força do trabalho cocriativo e que devemos estar sempre abertos ao novo e constantemente nos capacitando para acompanhar a evolução do mercado. Assim, todos esses eventos reúnem importantes lideranças, tanto da ABA como de entidades, agências e grandes marcas, que são convidadas a dialogar e refletir as tendências relevantes para o marketing e a comunicação, abrindo novos olhares sobre os desafios e oportunidades que o momento nos traz. Nossos eventos são
abertos ao público e as inscrições podem ser feitas no site da ABA: www.aba.com.br
Por Andréia Roma
CEO da Editora Leader, idealizadora de várias iniciativas, coordenadora de centenas de publicações e também influencer editorial. @editoraleader