Comunicadora coleciona cases em mídia com mais de 10 anos de atuação empresarial, 500 clientes atendidos e 16 mil matérias publicadas
Atuar com assessoria de imprensa não é um trabalho fácil porque depende da capacidade de estratégia e networking empregados em uma carreira. Para Kelly Beltrão, CEO da KB Comunicação o ofício veio complementar uma trajetória de sucesso, hoje tornando o sonho de seus clientes possível. A jornalista formada pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), tem 22 anos de experiência no mercado e é pós-graduada em Gestão da Comunicação nas Organizações pela PUC de Brasília. Visionária, a profissional acumula passagens pela TV Brasília, TV Brasil, Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Agências de Comunicação no Rio de Janeiro e, há 10 anos administra uma agência de mídia responsável pela comunicação de muitas marcas e personalidades.
Que lição de vida você daria para alguém que te admira ou se espelha em você?
Acreditar em si mesmo, nos seus sonhos e nunca desistir é fundamental. No caminho, certamente haverá muitos obstáculos, mas se você sabe o que quer e tem um sonho, lute e continue. Ser empreendedor não é fácil, apesar de muitos pensarem que significa trabalhar menos. Na realidade, é o contrário: é trabalhar mais, mas batalhar pelo que se acredita, valendo a pena as noites mal dormidas. No começo, são necessárias 16 horas de trabalho por dia, mas com o tempo, a situação melhora. É importante criar uma lista de verificação, um planejamento diário de metas para alcançar o sucesso. Ninguém chega a lugar algum sozinho. É fundamental ter uma equipe alinhada, que vista a camisa, queira crescer junto e tenha um propósito. Com isso, é possível alcançar grandes conquistas.
Você se imaginou chegando no patamar que está em sua carreira?
De jeito nenhum. Nunca imaginei que abriria meu próprio negócio. Quando estava em Brasília, pensei
que continuaria trabalhando em assessoria de imprensa. Já havia trabalhado em TV, rádio, mas descobri que a assessoria era o que realmente gostava e me encantava. Trabalhei por quatro anos na assessoria passiva do Ministério da Agricultura, onde recebia as demandas junto com uma equipe de dez jornalistas. Achava mais fácil lidar com os pedidos dos jornalistas para entrevistar os ministros, secretários e técnicos do Ministério da Agricultura do que ter que colocar os clientes na mídia. Nunca imaginei que teria uma empresa com 10 anos, mais de 500 clientes atendidos e mais de 16 mil matérias publicadas. É gratificante saber que, na maioria das vezes, os próprios clientes indicam a KB. Recentemente, fechei quatro clientes indicados por apenas uma cliente. Ela mostrou meu trabalho e falou sobre a importância de estar na mídia, já que não é interessante ter uma assessoria de imprensa e aparecer na mídia apenas a cada seis meses ou uma vez por ano. Atualmente, tenho meu marido como sócio. Tenho um filho chamado Leonardo Raphael. Tudo foi acontecendo, sempre acreditando nos meus sonhos, e hoje acredito que nasci para ser empreendedora. Não consigo me imaginar no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas todos os dias. No meu trabalho, há sempre um cliente novo, leio jornais todos os dias para pensar em pautas estratégicas, acompanho entrevistas, gravo. Portanto, o trabalho não é monótono. E para uma geminiana como eu, isso é muito importante: estar sempre em movimento e ser constantemente desafiada com coisas novas.
O que fez diferença em questão de valores que aprendeu na infância por exemplo, que aplica até
hoje inclusive no mundo corporativo?
Com certeza, a ética é o valor mais importante. Desde a infância, minha mãe, meu pai e todos ao meu redor me ensinaram a importância de cumprir a palavra dada. Quando um cliente quer fechar negócio e não é na área que domino, sempre digo que não posso atendê-lo porque não conseguiria apresentar resultados satisfatórios. Ao fechar com um cliente, já tenho em mente os contatos e áreas em que posso atuar, evitando dispersar esforços e mantendo o foco. Acredito que o cliente é a melhor propaganda do negócio. Se eles falam bem do meu trabalho, as chances de prosperar são maiores. Nunca minto para eles. Eu digo que, toda semana, receberão pelo menos um pedido de entrevista, e ao longo dos meus dez anos de atuação, sempre cumpro essa promessa. Às vezes, até mesmo supero a expectativa com mais de um pedido de entrevista por semana para o cliente. Cumprir com a palavra e os prazos é essencial. Também valorizo a ética nos relacionamentos. Nunca traí a confiança de alguém. Se algo não vai dar certo, termino de forma honesta. Se não consigo entregar dentro do prazo, não aceito o trabalho. Nunca passei por cima de ninguém ou burlar qualquer situação. Uso minha determinação para alcançar o sucesso, sempre trabalhando em equipe!
O que você pode apresentar sobre inovação?
Na minha área, o networking é extremamente importante. Sempre gostei de conectar pessoas e apresentar clientes uns aos outros. Ao fechar um cliente, penso nas oportunidades de negócio que podem surgir com outros clientes. Faço rodadas de negócios, participo de eventos e cursos para me aprofundar nas áreas em que meus clientes atuam. Outra forma de inovação é fornecer dicas sobre como conceder entrevistas para rádio e TV. Envio aos clientes um link para o meu curso online de media training com 28 dicas. Dessa forma, eles não precisam contratar um curso separado. Eles aprendem sobre o tipo de roupa adequada, como se comportar diante das câmeras e se devem segurar o microfone, entre outros aspectos. Além disso, inovo ao fornecer relatórios semanais. Enquanto meus concorrentes oferecem relatórios mensais, pois não apresentam resultados semanais, enviamos atualizações semanais com as demandas atendidas pelos clientes. Outra inovação é o serviço de clipping. Muitas assessorias não oferecem o serviço de coletar e enviar as matérias publicadas. Algumas contratam empresas de clipping ou o cliente simplesmente não recebe as matérias depois que são publicadas, ficando sem material para compartilhar nas redes sociais, por exemplo. Nós gravamos as entrevistas e enviamos aos clientes.
Com base na sua experiência, o que você gostaria de destacar além das respostas aqui de cada
pergunta, que seja relevante para essa entrevista?
Com base na minha experiência, posso afirmar que um dia após o outro é fundamental. Na assessoria de imprensa, é preciso ser um bom vendedor de pautas e nuncadesistir. Muitas vezes, uma pauta não será aceita, mas não devemos nos abater. Existem jornalistas que não respondem e nunca aceitam pautas, mas nunca devemos desistir. Os jornalistas não são obrigados a gostar de todas as pautas, então continuamos tentando. É importante não desistir daqueles veículos que sempre dizem não, porque um não hoje pode se transformar em um sim no futuro. É essencial buscar constantemente maneiras de vender de forma eficiente, compreender o cliente, estudar o veículo de comunicação e conquistar o jornalista. Além disso, é crucial entrar em contato rapidamente com o cliente quando conseguimos uma entrevista, para não perder a oportunidade para outra assessoria que seja mais ágil.
Que legado você quer deixar?
O legado que desejo deixar é o de ser referência como a melhor assessoria de imprensa do Brasil. Atualmente, temos clientes no Brasil, Portugal e Itália, e somos reconhecidos por entregar resultados consistentes toda semana, algo que outras assessorias não fazem. Fornecemos relatórios semanais e, com a pandemia, em que as entrevistas passaram a ser realizadas online e continuam dessa forma, não há limitação geográfica. Os veículos de comunicação perceberam que é um desperdício de tempo ficar presos no trânsito para ir ao estúdio, quando poderiam estar dando uma palestra ou passando tempo com a família. Portanto, o legado que almejo é o de ser a melhor assessoria de imprensa do Brasil, baseada em ética, transparência e cumprimento de compromissos, sempre oferecendo um atendimento personalizado e construindo não apenas clientes, mas também amizades de longa jornada!
Por Andréia Roma
CEO da Editora Leader, idealizadora de várias iniciativas, coordenadora de centenas de publicações e também influencer editorial. @editoraleader