O ‘ontem’ pode definir o seu ‘hoje’?

Você já parou para observar como as suas memórias podem impactar não apenas os seus comportamentos, mas também o funcionamento do seu organismo? Saiba que as memórias com maior carga emocional serão lidas mais facilmente e com maior frequência no seu dia a dia e que elas carregam também um sofisticado conjunto de informações bioquímicas, ou seja, a partir da leitura de uma janela de memória, o seu corpo irá responder através de neurotransmissores e hormônios que irão ser responsáveis pelo surgimento das emoções e dos comportamentos de cada momento existencial.

Se você (assim como a maioria das pessoas) viveu inúmeras experiências com alta carga emocional de medo, raiva ou culpa e não soube gerenciar corretamente as suas consequências e nem mesmo buscou auxílio, provavelmente, você estará cada vez mais cristalizando e cronificando as respostas que o seu corpo entende como necessárias para sua sobrevivência. Nesse contexto, as respostas normalmente estarão ligadas a um perfil inflamatório e que impedirá você de tomar as melhores decisões possíveis. 

Infelizmente, as pessoas que estão sofrendo com inúmeras doenças e desequilíbrios físicos não compreendem a necessidade de alinhar um tratamento de mente e corpo ao mesmo. Essa negligência poderá garantir uma melhora pontual, mas em pouco tempo, esses problemas orgânicos reaparecerão. Em minha prática clínica, sempre busco esclarecer para meus pacientes que a correção alimentar, a correção dos hábitos e o uso de fórmulas farmacêuticas são potencializados quando se compreende a formação dos próprios pensamentos e emoções, afinal, como melhorar os comportamentos ou o funcionamento do corpo se eles também são respostas do funcionamento cerebral e mental?

Portanto, se você vem se percebendo ansioso, deprimido ou apresentando as “doenças físicas da modernidade” é primordial que você também busque apoio emocional, principalmente, para compreender como a sua mente funciona. Caso contrário, seu corpo continuará dando as mesmas respostas diante dos seus aspectos emocionais e comportamentais que podem ter origem nas suas experiências que você já viveu, pois vivemos o hoje baseado no que aprendemos sobre a vida e o mundo no ontem.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias