Mercado imobiliário encerra o ano aquecido e deve iniciar 2022 em alta

Segundo a pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no último semestre houve um aumento de 46,1% na venda de imóveis. O crescimento é comparado ao mesmo período de 2020, que já era positivo. A construtora paranaense Lyx Engenharia aproveita esse cenário favorável para expandir sua atuação no mercado, tanto na região quanto em outros estados.

O vice-presidente comercial da Lyx Engenharia, Paulo Kucher, conta que a construtora está em plena expansão e acredita que a alta deste mercado contribui para a economia brasileira, gerando emprego e realizando o sonho da casa própria para muitos brasileiros.

O especialista explica que desde o início da pandemia o cenário está favorável para o setor imobiliário. Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) apontam que as vendas de imóveis cresceram 26,1% no ano passado, mesmo em meio à retração econômica.

Um dos principais indicadores desse crescimento foi a baixa na taxa de juros básica na economia brasileira, a Selic.  Com a taxa mais baixa da história, fechando em 2% no último ano, os financiamentos imobiliários ficaram mais atrativos para aqueles que desejavam adquirir a casa própria ou que buscavam o mercado imobiliário para investir.

Kucher explica que, mesmo com o aumento gradual dos juros, a expectativa é otimista para o final deste ano e para o ano de 2022. É com base nessa tendência de crescimento que construtoras como a Lyx Engenharia fazem planos para o fim do ano e início do próximo.

Próximos meses

Kucher conta que até o final de 2021 a construtora lançará mais de 2.000 unidades para a venda da região metropolitana de Curitiba, divididos 3 empreendimentos. O condomínio clube Michigan, em Campo Largo, contará com 368 unidades, o Jersey City, em Almirante Tamandaré, terá 864 unidades, e Oregon, em Campo Largo, com 834. Já no início de 2022, está previsto o lançamento de 2.572 unidades no Rio Grande do Sul.

Prevendo o aumento de juros e valor nos insumos para os próximos anos, o vice-presidente comercial da Lyx recomenda que os interessados em adquirir a casa própria façam isso o quanto antes para garantirem o melhor preço, os melhores juros e a valorização garantida do seu imóvel.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias