Um dos objetivos mais comuns nas academias é o ganho de massa muscular. A hipertrofia ocorre quando o exercício físico provoca microlesões nas fibras dos músculos e, durante o processo de regeneração, elas crescem.
Apesar de a musculação ser o exercício mais associado ao ganho de massa muscular, toda atividade que gere resistência contra a ação do corpo provoca hipertrofia. A velocidade dos resultados vai depender da constância e da intensidade do treinamento.
A importância da massa magra para a saúde do corpo vem sendo comprovada por diversos estudos. A musculatura permite que o metabolismo funcione de maneira mais rápida, ajudando no controle do colesterol e do açúcar no corpo.
Veja exercícios que definem os músculos:
Funcional
O treino funcional consiste em exercícios multiarticulares que trabalham diversas áreas do corpo simultaneamente. Além de melhorar a mobilidade e prevenir lesões, a prática é bastante indicada para sair do sedentarismo.
A atividade também pode contribuir para hipertrofia muscular. No entanto, como a intensidade é menor, os ganhos de musculatura vão demorar mais a aparecer.
Calistenia
A calistenia é um tipo de exercício no qual a pessoa executa movimentos variados e usa o peso do próprio corpo como resistência. Os praticantes não se concentram em um grupo muscular isolado, mas a prática é intensa. A modalidade promove o aumento de volume muscular e também resulta em um bom gasto calórico.
Crossfit
Por ser um treinamento que abrange condicionamento físico, resistência e força, o crossfit pode contribuir para o ganho de massa muscular.
A modalidade consiste em movimentos variados de alta intensidade com uso, ou não, de equipamentos para ajudar no estímulo do corpo.