Editora Leader usa gamificação e paixão por leitura para motivar visitantes: “Queremos resgatar a magia dos livros e reconectar pessoas”, diz Andreia Roma, CEO da empresa
A 27ª edição traz como marca o retorno ao encanto de se contar histórias, no estande da Editora Leader, por meio de um livro interativo de mais de 12 metros que pode ser acessado através de senhas, já que a ação é individual e demora cerca de 3 a 4 minutos. “Queremos proporcionar às pessoas uma vivência lúdica resgatando a magia da leitura através de uma experiência exclusiva, sem uso de celular, que vai fazer com que as pessoas reflitam sobre os verdadeiros valores da vida e a importância de nos conectarmos às nossas raízes”, explica Andreia Roma, CEO da empresa.
A marca traz uma série de lançamentos, novidades e projetos, inclusive introduzindo o público ao universo da Gamificação, uma ferramenta inovadora que vem ganhando espaço no mercado corporativo, educacional e esportivo. A Gamificação, conhecida em inglês como Gamification, consiste na aplicação de mecânicas e dinâmicas de jogos para motivar, engajar e educar de forma divertida e interativa. No estande da Editora Leader, os visitantes serão transportados para um universo mágico dos livros através de um jogo interativo de perguntas e respostas sobre a literatura nacional.
O jogo será personalizado, incluindo perguntas sobre a história pessoal dos jogadores, o que tornará a experiência ainda mais envolvente. O tabuleiro, no formato de um livro gigante com quatro páginas, permitirá aos jogadores escolher entre quatro diferentes jogos literários para testar suas habilidades e conhecimentos.
“A Leader é pioneira e exclusiva na criação do Selo Editorial Série Mulheres registrado em mais de 182 países há dez anos, valoriza a trajetória de mulheres em diversas profissões. O selo se transformou em um grande movimento literário, enquanto muitos riam do meu trabalho quando iniciei este projeto, dizendo que não daria certo ter um selo só de mulheres, eu acreditei, e fui além, patenteei todos os títulos dos livros e o modelo editorial, tirando assim a oportunidade de empresas replicarem o que estou fazendo”, diz Andréia Roma.
“Este ano, nosso objetivo é surpreender nosso público com uma viagem dentro de suas próprias histórias, valorizando cada trajetória independente da classe econômica, pois todos temos uma história. Lembro-me que, aos 8 anos, eu criava meus próprios livros com jornais e revistas velhas, além das cartilhas que recebia da escola. Esses eram meus brinquedos, os quais eu montava com farinha de trigo e água. Sempre sonhei em fazer algo que contribuísse para a disseminação da leitura, e apresentar este jogo na Bienal é uma grande realização para mim”, revela a executiva.
Mesmo a Editora Leader sendo uma editora que trabalha com publicações para homens e mulheres, este ano a homenagem será dedicada às mulheres, por isso, a empresa vai reunir mais de 1000 mulheres coautoras em seu estande em uma única data: dia 8 de setembro, em comemoração a essa trajetória de parcerias e histórias tão relevantes. “Nós valorizamos a essência da mulher para que elas não deixem de publicar, para que elas possam acreditar umas nas outras, sem se autossabotar diante de tantos obstáculos e julgamentos do dia a dia. Aqui, mais do que nunca, ninguém larga a mão de ninguém e já provamos isso em diversas obras que produzimos com mulheres como estrelas de áreas distintas e tão permeadas por homens por todos os lados”, comenta a executiva. Precursora da Série, a empresa já publicou mais de 70 livros como Mulheres no Conselho, Mulheres na Tecnologia, Mulheres na Energia, Mulheres nos Seguro, Mulheres no RH, Mulheres que Transforma, Mulheres ESG, Mulheres em Compliance, Mulheres na Liderança e outros.
Da filha de pai semianalfabeto e mãe que cursou apenas o ensino médio à executiva dona de Editora
Andréia Roma é uma líder que ama contar histórias e proporcionar meios para que as pessoas repercutam suas experiências, até porque, ela conta e emociona com a sua própria trajetória. A menina nascida em comunidade, criada com o suor dos pais aprendeu desde cedo que o conhecimento era algo que nunca poderia ser retirado de sua essência. “A gente não tinha dinheiro pra comprar livros nem os brinquedos sonhados, então eu recortava as cartilhas da escola e fazia montagens usando a velha cola de água e farinha. Ali, minha imaginação mandava, e eu mesma confeccionava meus livros que chamava de brinquedos, desde os 8 anos de idade”, relembra, emocionada.
A Fundadora e CEO da Editora Leader nunca deixou de lado os ensinamentos e valores passados em casa e assim, com muita dedicação, estudos e esforço, chegou onde está hoje. Com mais de vinte e três anos de experiência na área comportamental, em vendas, e marketing no mercado editorial, é pesquisadora e jornalista, com mais de 300 obras desenvolvidas e publicadas. Sua expertise abrange desde marketing editorial até curadoria editorial, além de mentoria para construção de biografias empresariais e criação de jogos terapêuticos.
Ainda, a executiva é especialista em Projetos Educacionais e Organizacionais, estudante e curiosa há 19 anos na psicanálise. Autora de obras de destaque, como “Sou Coach e Agora” e “Como Transformar suas Ideias em um Livro”, best-sellers no mercado editorial, Andreia ainda é idealizadora de várias coleções de livros no Mundo Corporativo, valorizando profissionais exemplares e inspiradores desde 2014, como o selo Editorial Série Mulheres, Coletânea Biblioteca Positiva, Eneagrama, PNL e outras.
“É preciso sempre valorizar a interação com o livro, para que qualquer homem, criança, mulher, adolescente, ser humano novo ou maduro, possa vivenciar e resgatar a magia de ler e contar sua história. Se eu conseguir fazer com que as pessoas possam refletir com isso, estou satisfeita. Esse é meu propósito de vida e meu objetivo nesta Bienal”.