O autismo na idade adulta foi um dos assuntos mais comentados no Brasil nos últimos dias. Depois da atriz Letícia Sabatella, as cantoras Sia e Leilah Moreno e o premiado ator Anthony Hopkins, o humorista e apresentador Danilo Gentile (Programa The Noite – SBT) revelou recentemente que “há aproximadamente um ano e pouco eu fiz teste e me diagnosticaram com nível de espectro autista”. Foi solicitada uma série de exames complementares para identificar o nível, mas o apresentador não quis dar andamento. “Se eu sou autista, não quero saber, já sou assim e já era”, declarou em um podcast.
Conversamos com a terapeuta holística especialista Anna Leite, conhecida nas redes sociais como “Vó Bahiana”, com milhões de seguidores, que nos explicou como identificar autismo em adultos. “O número de adultos no espectro autista vem aumentando ano a ano. Segundo o último dado da estatística do CDC (Centro de Controles e Prevenções de doenças, dos Estados Unidos), feita em 2023, 1 em cada 36 pessoas são autistas, relatando que esse número tem aumentado não só em crianças, mas também em adultos. Atualmente, muitos adultos têm autismo e não sabem, pois estão subdiagnosticados, visto que vão procurar ajuda por ansiedade e depressão por não entenderem suas dificuldades que o espectro autista acaba causando.
Entretanto, esses sintomas são consequências do espectro autista. É muito importante procurar ajuda de um médico especializado como psiquiatra ou neurologista que realmente entenda do assunto. O diagnóstico tardio de um adulto, infelizmente, pode causar danos irreparáveis para vida toda. Algumas pessoas se baseiam em critérios específicos, mas não dá para nos basearmos em alguns critérios que estão em alguns livros, já que cada pessoa se comporta de uma forma diferente”. Para contatar a especialista, acesse: https://annaleiteholistica.com.br/