Como se prevenir contra uma “puxada de tapete” no trabalho

O termo “puxada de tapete”  significa a situação de traição de qualquer tipo ou quando uma pessoa é traiçoeira e tem atitudes que prejudicam alguém para se beneficiar.  Está relacionada a trair a confiança de uma pessoa ou a atitude que trouxe prejuízo para quem foi pego desprevenido e está relacionado a falta de ética, traição e outros valores negativos que infestam o ambiente profissional, muitas vezes gerado pela competitividade ou sentimentos pequenos como a inveja.

Conversamos com algumas pessoas que passaram por situações desagradáveis com essa e pedimos orientação à Andrea Puglisi, psicóloga com know em relações humanas há mais de 30 anos com experiência em importantes empresas que nos deu dicas valiosas de como evitar essa situação:

A AMIGA

Carla era uma profissional da área comercial de uma grande empresa atacadista. Atuava na supervisão de equipe de vendas com 20 profissionais. Com o aumento da demanda, a gerência abriu uma vaga na em sua equipe que ao invés de abrir um processo seletivo, decidiu indicar uma amiga que passava por dificuldades financeiras, estava desempregada e o marido também. Carla conhecia essa amiga há muitos anos, desde a adolescência e integrou a amiga à sua equipe. Em alguns meses, a amiga não estava atingindo as metas e seu salário era inferior aos demais da equipe e não aceitava ver Carla ter ganhos superiores ao dela  e decidiu se aproximar do gerente da área, com quem se envolveu emocionalmente. Meses depois, a amiga de Carla foi convidada pelo chefe a assumir o lugar de Carla, que foi desligada da empresa. Carla perdeu a amiga e o trabalho.

A PUXADA DO CHEF

O Chef de cozinha Getúlio Baptista disse que foi vítima de grande puxada de tapete há alguns anos, quando indicou e deu várias referências a um suposto amigo que estava insatisfeito onde trabalhava.

Passado algum tempo ele foi promovido para a área gerencial e na mesma época a empresa passou por uma reestruturação onde iriam demitir funcionários  e esta pessoa que ele  tinha indicado e recomendado e ele o demitiu por motivos de ter um salário superior ao que a empresa propunha. O Chef foi conversar com o tal “amigo” que disse o seguinte: “isto aqui é uma empresa onde acontecem decisões e reestruturações e neste momento agimos com a razão e não com o coração. você é um excelente profissional e com certeza vai conseguir uma colocação no mercado, exatamente por te conhecer e saber do seu valor é que votei para você ser dispensado pois acredito em você é no seu potencial. Boa sorte!”, disse o gestor que não deu a oportunidade de dialogar sobre a possibilidade de um acordo.

Existem diversas situações de “puxada de tapete”  que envolvem fofoca, mentira, falsidade e outras ferramentas negativas que atingem principalmente profissionais de sucesso que se destacam e que estão vulneráveis a esse tipo de situação.

Conversamos com a profissional Andrea Puglisi que tem larga experiência em gestão de pessoas e análise comportamental com profissionais de grandes empresas que nos deu dicas preciosas de você estar sempre alerta à situações como essa e como evitá-las

A profissional nos disse:

“Sabemos que no ambiente corporativo nem sempre podemos confiar em 100% das pessoas. Infelizmente essa é uma tendência cada vez maior e mais presente. Com a redução das estruturas corporativas e como o mercado está cada vez mais competitivo, está claro que não terá mais lugar para todos.

A expressão “puxar o tapete” é muito frequente quando um profissional quer prejudicar o outro para se dar bem e ser promovido e isso, lamentavelmente, acaba demonstrando os valores e princípios éticos de cada um. Os valores são essenciais para a ética profissional no ambiente corporativo.

Muitas vezes, podemos perceber a inveja entre os profissionais de uma mesma equipe ou de um time multidisciplinar. Tudo isso ocorre pelo motivo de um profissional querer assumir a posição do seu par ou até mesmo do seu próprio gestor imediato.

Como lidar com profissionais que querem “puxar o seu tapete”:

Converse diretamente com o profissional que está causando o problema. Vá direto na causa raiz! Isso demonstrará que você está ciente e que já identificou o intuito dele. Em algumas vezes, pode até reverter o cenário e reatar um relacionamento saudável entre vocês no ambiente de trabalho.

Diga “não” e coloque limites. Muitas vezes, e até de forma inconsciente, as coisas que nos acontecem são resultados das nossas próprias atitudes e ações do não saber dizer “não”. Para dizer o “não” traga sempre fatos, o que facilitará o entendimento do outro.

Seja cordial e mantenha a calma, mesmo percebendo que o profissional está agindo para derrubar sua imagem e tentando te sabotar. Não enfrente a situação da mesma forma que o outro está agindo com você.

Cuidado para não entrar no centro do universo do profissional que quer te prejudicar. Sempre aja de maneira ética e profissional.

Sempre mantenha uma conversa aberta e transparente com o seu gestor”.

Por Andrea Puglisi

Psicóloga CRP 06/47071

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias