Por Renata Rode
Fotos Divulgação
A brincadeira de que ela nunca desce do salto veio do seu amor pelas botas e pelos sapatos altíssimos e lacradores, mas na real, Joelma não desce do salto por nada, afinal, sua história de superação inspira mulheres do mundo todo. Com 28 anos de carreira, a cantora, dançarina, coreógrafa, compositora, estilista e empresária é pura energia, e passa isso em seu trabalho, recheado de alma, paixão e dedicação o tempo todo. Sim, ela é das artistas mais populares do país e mantém a imagem digna e exemplar. Recentemente, ela esteve em Paris para gravar o videoclipe de sua nova música ‘Meu Amor Chegou’ que faz parte do EP ‘Isso é Calypso’ também disponível em todas as plataformas digitais.
Os números são assustadores. Em sua trajetória, ela coleciona as marcas de mais de 22 milhões de discos vendidos, 10 milhões de seguidores nas redes sociais e indicações a prêmios nacionais e internacionais. Ousada, ela não para de inovar e trazer surpresas para os fãs. Para a gravação do videoclipe desta música, ela escolheu o lugar mais romântico do mundo de acordo com os apaixonados, Paris, e a dama de ferro, Torre Eiffel. “Gravar esse clipe em Paris foi muito especial. Passei um pouco de frio (risos), mas valeu a pena. Acho que ficou lindo e diferente de tudo que já fiz até agora. Espero muitão que vocês gostem!”, comenta a artista que também assina a direção e roteiro do clipe. “Essa música é uma composição do Paulynho Paixão, um compositor que sempre colocou o amor como ponto alto de suas obras. Hoje ele não está mais com a gente, então essa minha gravação também é uma homenagem pra ele que faz parte da minha trajetória há tantos anos.”, ressalta Joelma. E finaliza “Cantar o amor é algo que me move assim como minha cultura. Então juntar tudo isso com certeza é um presente!’.
Vale ressaltar que em setembro Joelma lançou a primeira música do EP chamada ‘Sim’ que também conta com um videoclipe repleto de romantismo com ela vestida de noiva; e que tomou conta das da mídia e dos fãs de todo o Brasil. E, a partir de março, Joelma inicia sua turnê ‘Isso é Calypso’ por todo o Brasil.
À frente de seu tempo, a artista investiu na dança e na música para marcar seu nome e o do gênero calipso na cultura brasileira. A trajetória é espetacular. Joelma integrou a banda Fazendo Arte em 1995 e, de 1999 a 2015, foi a líder da Banda Calypso, que ficou conhecida e bateu recordes absolutos na vendagem de discos no país, tornando-se a única banda a ganhar o prêmio de diamante quíntuplo. Em 2016 Joelma iniciou sua carreira solo e, desde então, vem construindo com bases sólidas e fãs fiéis sua trajetória de muito sucesso, força, garra, conquistas e prêmios.
Joelma é exemplo de superação por suas letras e persistência em seguir em frente, de cabeça erguida. A cantora já declarou em entrevistas que sofria preconceito inclusive quando as pessoas sabiam que ela era de Belém do Pará. “Me lembro de cenas em que as pessoas me excluíam por eu ser do norte. “Uma vez meu empresário me disse para dizer que a banda era de São Paulo, mas eu pisava no palco e gritava ‘Isso é Calypso, do Belém do Pará’”.
Vencedora em outro quesito, o de saúde, Joelma venceu a Covid e ainda luta contra as sequelas para estar com a saúde impecável. Segundo a artista, o vírus chegou a afetar sua visão e sua mente e só há alguns meses, ela conseguiu ver evolução no quadro. Ela ficou com os sintomas por vários meses, mesmo após ter testado positivo muito tempo antes. Por um tempo ela se forçou a comer porque não sentia gosto dos alimentos. Agora, recuperada, ela diz que seu maior desejo é estar novamente com a saúde impecável, para dar seu melhor no palco e fora dele.
Como é retornar aos palcos após tanto tempo afastada? Você é das poucas artistas que valoriza seus fãs, como foi esse reencontro? E o tombo, tirou de letra, né? Faz parte?
A saudade dos palcos e de sentir a energia do público estava gigante. Ver meus fãs de pertinho e ter essa troca com eles é um presente do papai do céu e eu valorizo demais esse relacionamento que temos e construímos. Ah, e o tombo sim (risos); são imprevistos que acontecem e tá tudo certo! A gente levanta e segue o show!
Você representa a força feminina. Tem noção que sua importância, principalmente para as mulheres?
Olha, eu acredito que conquistei tudo isso com muita garra, determinação e
superação, mas eu costumo dizer que isso não vem de mim não, vem daquele que eu busco, vem da minha fé, daquele que eu acredito, tudo posso naquele que me fortalece, então com Deus eu posso qualquer coisa.
Como se sente sendo uma das artistas que mais tem fã clube no Brasil?
Eu gosto de ter contato físico, então, em todos os shows eu sempre distribuo 50 pulseiras para atender sempre o meu fã clube no hotel. Eu costumo dizer que eu tenho com eles uma dedicação: é o mesmo relacionamento que tenho com Deus, uma dedicação. Isso faz bem pra mim e bem pra eles também e a gente foi construindo esse relacionamento assim aos poucos, durante muitos
anos, então acho que por isso que tem essa força enorme. E sim, é uma responsabilidade muito grande e Deus tem me dado sabedoria pra conduzir tudo isso.
Você sempre busca passar mensagens positivas principalmente para as mulheres. Essa é uma missão, além de alegrar as pessoas com sua arte?
Joelma: Acredito que cada um tem a sua missão que Deus deu, então eu tento dia após dia levar mensagem de amor, de alegria e de fé pras pessoas por meio da música.
Você é um exemplo de artista, mas tem como “controlar” o assédio? Em algum momento a fama te fez mal ou incomodou?
Eu recebo esse carinho e amor todos os dias. São meu combustível pra fazer o melhor que posso pros meus fãs todos os dias.
A Infomente fala em exercício da mente, em ser um ser pensante, atuante. Como você exercita sua mente hoje? E como faz com que os outros parem para pensar?
Eu alimento a minha fé diariamente. Tenho um relacionamento muito forte com Deus; ele é meu melhor amigo, aquele que eu confio pra tudo. E, pra poder se dedicar a esse melhor amigo, precisamos de tempo então todo dia essa é a minha prioridade. E minha força vem daí, o que eu crio, o que eu faço, acredito muito nisso.
O que você assiste na TV? O que gosta e não gosta?
Gosto muito de ver desenhos e filmes. Só pra série que não tenho muita paciência porque são muitos episódios (risos).
Tem algo que ainda não fez e gostaria de fazer profissionalmente e pessoalmente?
Meu maior sonho atualmente é restaurar a minha saúde 100%. E profissionalmente eu acredito que cheguei onde nunca imaginei e só tenho que agradecer.