Sim, existe suor colorido. Pode parecer estranho, mas não é nada de outro mundo. Chamada de cromidrose, a condição rara faz com que o suor da pessoa seja excretado em tons de amarelo, azul, verde, preto e marrom. O mineral se mistura à pele e causa a pigmentação do suor. A cromidrose é causada pela produção da lipofuscina, um pigmento produzido pelo nosso corpo na quebra de gordura. Esse pigmento se acumula nas nossas glândulas sudoríparas, que acabam por produzir suor rico desse pigmento em diferentes graus de oxidação. A cor pode ser quanto esse pigmento está oxidado.
No entanto, alguns tipos de suor colorido possuem outras causas. Essas causas podem não ser de causas metabólicas, mas algo presente na pele do indivíduo. Nesse caso, o suor é produzido normalmente e, ao chegar na superfície da pele, reage com algum produto químico ou biológico, produzindo o suor colorido. Isso pode ocorrer por causa de algum fungo ou bactéria, contaminação por metais e deficiências vitamínicas.
O principal meio para diagnóstico é através da coloração apresentada no suor. Para um diagnóstico eficiente, o dermatologista pode solicitar alguns exames para saber se há alguma outra alteração e também investigará se houve alguma alteração na alimentação e cotidiano da pessoa, que possa estar ocasionando essa cor no suor.
Aliás, por falar em suor é preciso explicar também o que é a Hiperidrose. A Hiperidrose é uma condição na qual o paciente apresenta suor excessivo no corpo todo ou em pontos focais, como axilas, mãos, pés, couro cabeludo e face. As causas associadas podem ser fatores genéticos, doenças, fatores emocionais ou efeito colateral de medicamentos.
A sudorese além de trazer desconforto para o paciente, interfere na vida social, profissional e na autoestima do paciente. A boa notícia é que existem várias opções de tratamento, desde medicações tópicas e orais até procedimentos que podem ser realizados em consultório.
Por Dra. Flávia Maklouf
Dermatologia Integrativa e estética, CRM. 115.181
Clínica AngioSkincare
@flaviamaklouf.dermato