Rosana Almeida Nitta – “Saiba por onde você quer ir”
A escolha de uma carreira muitas vezes é vista como algo definitivo e eterno, como se estivéssemos destinados a ter apenas uma chance de acertar e seguir esse caminho para toda a vida. No entanto, eu não via dessa forma. Entendia que precisava encontrar algo que fizesse sentido para mim. Muitos jovens chegam nessa fase com um enorme peso de alcançar sonhos definidos por outras pessoas. Estudam por anos assuntos com os quais não se identificam simplesmente porque não podem retroceder e têm medo de mostrar fraquezas, incertezas ou serem rejeitados. Eles se acostumam com a decisão e seguem em frente.
Renata Ferrari – É para a frente que se caminha sempre
Olhando para trás e relembrando que eu já duvidei da minha capacidade de conquistar qualquer coisa, me traz uma enorme satisfação e alegria perceber tudo o que alcancei após tantas batalhas. Lembro sempre de uma frase que ouvi em diferentes momentos e que nunca esqueci (não sei a autoria): “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. A música é outra paixão minha. Há alguns anos, decidi fazer algo adicional que não estivesse ligado à carreira ou ao ganho financeiro. Fiz por amor uma formação em radiodifusão.
Priscila do Amaral Santana Reis – Os segredos são ser e estar
Acredito que a nossa escolha profissional não dita apenas quem somos, mas o que “estamos” sendo, e deve estar alinhada ao nosso propósito de vida. É o personagem que escolhemos viver numa fase importante da vida, na qual o trabalho e nossos sonhos vêm acompanhados de responsabilidades, mas também de orgulho, honra e reconhecimento. Escolhi “ser” e “estar” advogada, trabalhando com IA – a tecnologia mais desafiadora e fantástica de todos os tempos.
Katia Vaskys – Seguindo em frente e aprendendo sempre
Talvez devido à falta de recursos para uma educação formal sólida, busquei aprender em todas as situações, sempre ouvindo, observando e pensando. O processo de aprender naturalmente desenvolve elementos importantes como o planejamento, o raciocínio lógico e a habilidade de síntese. Quando se decide aprender, é necessário planejar, estabelecer objetivos e compreender o que se deseja alcançar com esse aprendizado, e isso faz com que seus passos sejam mais disciplinados.
Marilei Fátima de Araújo Machado – Momento certo pode ser definitivo
Acredito que tudo ocorre no momento e da maneira certa, pois não havia percebido a questão das viagens no anúncio da vaga; caso contrário, nem teria me candidatado. Até hoje, trabalho na mesma empresa e meu amor pela auditoria só aumentou. No começo, foi bastante desafiador, tudo era novo. Eu tinha pouca experiência prática. Enquanto estava sendo treinada para a função de auditora, também atuava no suporte ao usuário, na administração de rede e na implementação de controles de segurança da informação.
Cristina C. A Pinna – Empenho e dedicação são as chaves do negócio
Ao longo de toda a minha trajetória, sempre me empenhei ao máximo, buscando excelência em cada tarefa ou atividade, independentemente de sua complexidade. A filosofia de “se vamos pintar a parede, vamos fazê-lo da melhor maneira possível, sem deixar nada a desejar” sempre serviu como meu guia. Essa mentalidade se tornou um mantra em minha vida. A noção de ser reconhecida por realizar algo excepcionalmente bem, de surpreender positivamente as pessoas e de dedicar-me ao máximo sempre me impulsionou. Caso contrário, não me aventuro a fazê-lo, como, por exemplo, cozinhar